Peste negra deixou marca no genoma humano, diz estudo

Descendentes dos povos que enfrentaram a epidemia possuem genes que reagem com mais intensidade à bactéria causadora da doença

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h14 - Publicado em 5 fev 2014, 18h02

Cientistas descobriram que a peste negra – como ficou conhecida a epidemia de peste bubônica que causou milhões de mortes na Europa no século XIV – deixou uma marca no genoma humano. A conclusão é de um estudo realizado por uma esquipe internacional de pesquisadores e publicado nesta segunda-feira no periódico Pnas.

Título original: Convergent evolution in European and Rroma populations reveals pressure exerted by plague on Toll-like receptors

Onde foi divulgada: periódico Pnas

Quem fez: Hafid Laayouni, Marije Oosting, Pierre Luisi, Mihai Ioana, B. K. Thelma, Cisca Wijmenga, Leo A. B. Joosten, Jaume Bertranpetit e Mihai G. Netea

Instituição: Universidade de Radboud, na Holanda, e outras

Resultado: Cientistas descobriram que a peste negra deixou uma marca no genoma humano

Ao longo do tempo, o sistema imunológico humano evoluiu em resposta a doenças infecciosas. Algumas “versões” dos nossos genes ajudam a combater infecções melhor do que outras, e as pessoas que as possuem têm mais chances de sobreviver e se reproduzir – transmitindo esses genes para gerações futuras – do que as demais, em um processo denominado seleção positiva.

Para se aprofundar nesse fenômeno, o imunologista Mihai Netea, da Universidade de Radboud, na Holanda, e sua equipe analisaram dois grupos étnicos distintos que viviam na Romênia durante o período da peste negra: os roma, como são chamados os ciganos, e os romenos europeus.

O povo cigano deixou o norte da Índia e se instalou na Europa há cerca de 1.000 anos. Quando a epidemia começou, os dois povos já estavam estabelecidos na Romênia, mas, por questões culturais, quase não havia miscigenação entre eles, de modo que seus genes permaneciam distintos.

Peste negra veio da Ásia há 2.600 anos

Cientistas criam algoritmo para rastrear de crimes a epidemias

Genoma – Os cientistas estudaram o genoma de 100 ciganos, 100 romenos e 500 descendentes dos povos do Norte da Índia, cujos ancestrais permaneceram no local depois da emigração dos roma. Como a epidemia não atingiu a Índia, ela não poderia ter causado mudanças no genoma destas pessoas.

Os pesquisadores encontraram vinte genes que sofreram mudanças nos ciganos e romenos, mas não nos indianos. Três genes que despertaram o interesse dos cientistas estavam ligados ao sistema imunológico, localizados no cromossomo 4 – eles codificam receptores do tipo Toll, proteínas que atuam na defesa do organismo, atacando bactérias invasoras.

Ao testar a influência desses genes contra a Yersinia pestis, bactéria causadora da peste negra, os pesquisadores descobriram que a intensidade da resposta imunológica variava de acordo com a sequência desses genes. Concluíram, assim, que ciganos e romenos têm a mesma versão desses genes devido à pressão exercida pela epidemia. Outros europeus, cujos ancestrais também enfrentaram a peste bubônica, apresentaram a mesma variação, ausente em chineses e africanos – locais não atingidos pela peste. Segundo os autores, as adaptações causadas pela exposição à peste negra causaram mudanças no genoma que persistem até os dias de hoje.