Pesquisadores podem ter encontrado esqueleto completo de mamute

Ossos do animal extinto foram descobertos em Idaho, nos Estados Unidos. Escavações ainda estão em andamento

A parte do crânio e presas de um mamute foram descobertas no sudeste do Estado americano de Idaho, e pesquisadores acreditam que neste local possa haver um raro esqueleto completo do animal extinto.

Segundo os especialistas responsáveis pelo achado, os ossos pertenciam a um mamute de aproximadamente 16 anos de idade que viveu entre 70 000 e 120 000 anos atrás. Eles estimam que o animal habitava um território semelhante à savana, com grandes animais herbívoros e seus predadores.

Leia também:

Esqueleto de mamute é descoberto na França

O esqueleto foi encontrado no início do mês, próximo a uma represa, por um caçador de fósseis. Depois, foi parcialmente escavado por pesquisadores da Universidade do Estado de Idaho. O grupo encontrou mais ossos no local, mas precisaram interromper os trabalhos em 18 de outubro, após o nível do reservatório subir, impossibilitando a escavação.

Os pesquisadores pretendem retomar a pesquisa no próximo verão, que começa em junho do ano que vem no Hemisfério Norte. “Pode haver um mamute inteiro lá, o que é raro”, diz Mary Thompson, orientadora do grupo. “Esse tempo será útil para que nos preparemos e também para reunirmos mais fundos.”