Pesquisadores descobrem por acaso ‘super repelente’ de insetos

Molécula é capaz de sobrecarregar sistema olfativo do mosquito da malária impedindo que ele encontre sangue

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h08 - Publicado em 10 Maio 2011, 15h02

Uma equipe de pesquisadores na Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, descobriu acidentalmente uma nova classe de repelentes de insetos milhares de vezes mais eficaz que a maioria dos produtos no mercado. Os cientistas, liderados por Laurence Zwiebel, professor de ciências biológicas e farmacologia na Universidade de Nashville (EUA), descobriram que o repelente é eficaz não só contra os mosquitos mas contra todo tipo de insetos, desde moscas a traças e formigas. O estudo foi publicado no periódico americano Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os pesquisadores utilizaram um grande banco de dados de moléculas utilizadas para o desenvolvimento de remédios para descobrir quais estimulariam o sistema olfativo do mosquito da malária. Para a surpresa dos cientistas, uma delas, chamada VUAA1, é capaz de sobrecarregar a capacidade de encontrar sangue dos mosquitos, ativando todos os receptores de cheiro.

As molécula descoberta também é capaz de sobrecarregar o olfato de moscas, mariposas e formigas. Se transformada em repelente, a descoberta poderá produzir uma nova classe de produtos capaz de espantar vários tipos de insetos. Para isso, os pesquisadores ainda precisam remover as partes da molécula que não contribuem no processo químico. Em seguida, serão feitos testes para saber se o composto é tóxico ao ser humano.