Novos óculos fazem daltônicos enxergarem todas as cores

As lentes ajudam a separar os diferentes tons e, em pessoas com visão normal, os tornam mais intensos

Novos óculos especiais farão pessoas daltônicas verem todas as cores pela primeira vez. A fabricante de tintas americana Valspar desenvolveu o objeto em parceria com a EnChroma, empresa que pesquisa a percepção de cores.

A capacidade de ver cores está ligada a células da retina, que absorvem luz em diferentes comprimentos de onda e emitem impulsos nervosos a partir das informações recebidas. É dessa forma que o cérebro “enxerga” as cores. Existem três tipos dessa células: um absorve luz vermelha, outro verde e outro azul. Em pessoas daltônicas essas células não funcionam de forma adequada e acabam absorvendo luz de outras cores além daquelas que deveriam captar, o que faz com que eles diferenciem menos cores.

Leia também:

Branco ou azul? A ciência explica a confusão causada pela cor do vestido

As lentes dos óculos ajudam a separar as cores para que sejam captadas corretamente pelos olhos. O fabricante afirma que pessoas com visão normal podem utilizá-lo para dar mais intensidade aos tons. Os óculos, disponíveis em vários modelos, custam em média 400 dólares e podem ser comprados pelo site da EnChroma, que envia o produto para diversas localidades, inclusive o Brasil.

Em um vídeo divulgado pelo fabricante, pessoas daltônicas experimentam os óculos e veem cores pela primeira vez. Confira (legendas em inglês):

https://www.youtube.com/embed/ea_xOqNvntA?feature=player_embedded(Da redação)