Nova técnica pode detectar moléculas essenciais para a vida fora do Sistema Solar

Astrônomos esperam que estratégia permita apontar a presença de água, monóxido de carbono, oxigênio ou metano em exoplanetas

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h19 - Publicado em 5 jul 2013, 20h20

Telescópios cada vez mais potentes têm ajudado os astrônomos a descobrir um grande número de planetas fora do Sistema Solar – desde a década de 1990 já foram catalogados mais de 900, e a quantidade não para de aumentar. A maioria dos exoplanetas descobertos são gasosos e estão muito perto de suas estrelas. No entanto, alguns deles são rochosos e se localizam na zona habitável de seu sistema estelar, onde o clima permite a existência de água em forma líquida, uma das condições necessárias para o surgimento da vida.

Título original: Detection of water absorption in the dayside atmosphere of HD 189733 b using ground-based high-resolution spectroscopy at 3.2 microns

Onde foi divulgada: conferência anual da Sociedade Astronômica Real da Grã-Bretanha

Quem fez: J. L. Birkby, R. J. de Kok, M. Brogi, E. J. W. de Mooij, H. Schwarz, S. Albrecht e I. A. G. Snellen

Instituição: Universidade de Leiden, na Holanda, entre outras

Resultado: Os pesquisadores descobriram traços de água no espectro de luz refletido pelo planeta HD 189733b

Até agora, porém, os pesquisadores não tinham como saber que tipo de molécula podia ser encontradas em sua superfície, tornando impossível confirmar se eles eram, de fato, habitáveis. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, apresentou nesta sexta-feira uma técnica capaz de detectar moléculas complexas – como água e monóxido de carbono – na superfície de exoplanetas. A presença destas moléculas pode indicar se os exoplanetas possuem a composição química essencial para a vida. O estudo foi apresentado durante a conferência anual da Sociedade Astronômica Real da Grã-Bretanha.