Nasa registra incrível eclipse solar visto do espaço

O Observatório de Dinâmica Solar capturou imagens de um eclipse parcial do Sol que aconteceu na tarde da última quinta-feira e pôde ser visto do espaço

A Nasa registrou imagens de um incrível eclipse parcial do Sol que só pôde ser visto do espaço, nesta quinta-feira. As fotos foram feitas pelo satélite do Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), que orbita a Terra acima do Pacífico com o objetivo de monitorar a atividade solar.

O eclipse durou quase uma hora, entre as 14h24 e 15h17 (15h24 e 16h17, no horário de Brasília). De acordo com os astrônomos, a Lua cobriu 89% do Sol, no ápice do fenômeno. Nas imagens também é possível observar alguns detalhes do Sol e da Lua, cujas bordas são distorcidas pelas crateras, vales e montanhas de sua superfície.

O Observatório de Dinâmica Solar foi lançado em 2010 para recolher dados sobre o Sol e investigar o campo magnético de nossa estrela e seus efeitos na Terra e nos aparelhos tecnológicos. Em 21 de agosto, o observatório também vai acompanhar o eclipse total do Sol, que poderá ser visto do Hemisfério Norte. Em algumas partes do Hemisfério Sul, um eclipse parcial poderá ser observado.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Demetrius Assucena

    É brincadeira, falar que isso é a lua e o sol. A NASA está apelando. Mais falso que nota de 3 reais.

    Curtir