Nasa lança com sucesso missão mais ambiciosa a Marte desde 1975

Foguete carregando o Curiosity, o maior jipe já lançado a Marte, foi lançado às 13h02, horário de Brasília. Jipe levará oito meses e meio para chegar a Marte e iniciar experimentos que poderão dizer se planeta um dia já foi habitável

A agência espacial americana, a Nasa, lançou com sucesso a missão Mars Science Laboratory, a mair ambiciosa a Marte desde a década de 1970. A bordo do foguete Atlas V, o maior jipe já enviado ao planeta vermelho, foi lançado às 13h02, horário de Brasília, a partir da base do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Tema em foco: Conheça o Curiosity, o laboratório de ciências marciano

Depois de oito meses e meio viajando pelo espaço, o Curiosity vai utilizar 10 instrumentos científicos para realizar a mais complexa expedição científica a Marte. O pouso na cratera Gale, no dia 6 de agosto de 2012, vai dar início aos experimentos na região equatorial do planeta. Os cientistas querem saber se o planeta um dia foi habitável, ou seja, se ele é ou já foi capaz de abrigar os ingredientes necessários à vida, como matéria orgânica, energia e água líquida.

Assista ao lançamento do foguete:

Confira como será a viagem do Curiosity até Marte:

Veja o vídeo mostrando como será a missão Mars Science Laboratory:

http:http://www.youtube.com/embed/BudlaGh1A0o