Nasa adia última missão do Endeavour

Pane em um dos aquecedores de uma unidade de energia faz agência americana adiar o lançamento do ônibus espacial em pelo menos 72 horas

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h08 - Publicado em 29 abr 2011, 14h21

A Nasa adiou o último lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto para as 17h47 (horário de Brasília) desta sexta-feira. Segundo a agência espacial americana, um dos aquecedores em uma unidade de energia auxiliar não estava funcionando, e os engenheiros não conseguiram descobrir o porquê. O órgão informou que fará uma nova tentativa em, no mínimo, 72 horas. Os aquecedores são importantes para impedir que a unidade de energia se congele enquanto estiver em órbita.

O cancelamento foi anunciado poucas horas antes do lançamento. O Endeavor já estava com o tanque cheio, milhares de pessoas se reuniam para assistir ao último voo do ônibus espacial, e os astronautas estavam em uma van a caminho da espaçonave.

O anúncio da Nasa frustrou também a agenda do presidente americano, Barack Obama. Ele também estava a caminho de Cabo Canaveral, na Flórida, para assistir ao lançamento com sua família. Desde Bill Clinton, em 1998, nenhum presidente prestigiava pessoalmente o lançamento de um ônibus espacial.

A última missão do Endeavour deve durar 14 dias. O ônibus transportará à Estação Espacial Internacional (ISS) o espectômetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental de física. A missão é liderada pelo astronauta Mark Kelly, marido da deputada democrata Gabrielle Giffords, de 40 anos, baleada na cabeça em janeiro durante um ato político. Após meses de reabilitação, Gabrielle também era esperada em Cabo Canaveral para despedir-se de Kelly.

Ao voltar do espaço, o Endeavour será o segundo ônibus espacial aposentado, depois do Discovery. O último capítulo do programa espacial americano deve acontecer em junho, quando a Nasa planeja lançar pela última vez o Atlantis.