Morre Viktor Gorbatko, um dos primeiros cosmonautas soviéticos

Ele foi selecionado, em 1960, entre 3.000 candidatos para um treinamento que fazia parte da primeira missão espacial da história

Um dos primeiros cosmonautas soviéticos, Viktor Gorbatko, companheiro de treinamento de Yuri Gagarin, faleceu aos 82 anos, em Moscou, anunciou nesta quarta-feira a agência espacial russa Roskosmos. Promovido a general, ele foi condecorado duas vezes como herói da União Soviética após os voos a bordo de naves espaciais Soyuz.

Até o momento da publicação desta nota, a causa específica da morte ainda não havia sido divulgada. “Ele se sentiu mal recentemente e passou as últimas duas semanas no Hospital Mandryka, onde morreu, na unidade de terapia intensiva”, disse uma fonte da companhia espacial à agência de notícias russas TASS.

Nascido em 1934, no sul da Rússia, Viktor Gorbatko entrou aos 19 anos em uma Academia de Aviação Militar para se tornar piloto. Em 1960 foi selecionado entre mais de 3.000 candidatos para treinar, de modo sigilosos, para a primeira missão espacial da história.

Entre seus colegas de treinamento estava Yuri Gagarin, que se tornaria o primeiro homem a viajar ao espaço. Gorbatko realizou três jornadas espaciais – uma em 1969, outra em 1977 e a última em 1980.

(Com AFP)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Para os terra-planistas, esse cara deve ser parte da conspiração mundial capitaneada pela NASA. Aliás, os terra-planistas deveriam rever a sua teoria da conspiração e ajustá-la à realidade: quem mandou o primeiro satélite, Sputnik, foram os russos, que como se sabe, concluía a órbita ao redor da terra em 90 minutos; o primeiro cosmonauta foi Yuri Gagarin, que descreveu a terra como esférica. Enfim, os russos, sempre eles, foram os reais criadores desta conspiração mundial. A NASA só foi na rabeira. Terra-planistas, revejam seus conceitos conspiracionistas!!!

    Curtir