Marte já teve oxigênio em sua atmosfera, afirma Nasa

O óxidos de manganês encontrado só seria possível em um local com presença de água e uma substância potencialmente oxidante, como o oxigênio

28 jun 2016, 17h13

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de que Marte já teve altas concentrações de oxigênio molecular em sua atmosfera. O estudo, feito pelo Laboratório de Los Alamos, no Novo México, foi publicado no periódico Geophysical Research Letters e anunciado pela Nasa.

Missão Juno: sonda está prestes a completar odisseia de 5 anos
Marte atinge ponto mais perto da Terra em 11 anos nesta segunda

A descoberta partiu de dados coletados pelo jipe-robô Curiosity, enviado a Marte pela Nasa em 2011. Ao explorar a cratera batizada de Gale, a sonda detectou a presença de óxidos de manganês em algumas rochas. A presença de água e de outra substância altamente oxidante faria o ambiente bastante propício para o surgimento de óxidos de manganês no local. O mais provável seria o oxigênio, segundo a publicação.

Teoria dos cientistas – De acordo com os pesquisadores, o oxigênio provavelmente veio de uma série de processos químicos e físicos que o planeta sofreu ao longo dos anos. Marte perdeu o campo magnético e assim também perdeu a proteção natural contra os ventos solares. As consequências dessas perdas resultaram no desgaste atmosférico, o efeito estufa marciano diminuiu e a água se tornou inconstante na superfície. Uma parte dela congelou e a outra evaporou, sendo atingida pelos raios ultravioletas do Sol. Com isso, a molécula de água se quebra: o hidrogênio é mais leve e facilmente sobe para o espaço. Já o oxigênio fica, aparecendo o oxidante ideal para o manganês, encontrado na superfície de Marte.

Para o planeta adquirir essa aparência vermelha, enferrujada e oxidada que conhecemos a concentração desses óxidos de manganês deve ter sido grande, o que indica uma quantidade de oxigênio em níveis altos na atmosfera de Marte.