Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Macaca adota frango e cuida dele como se fosse seu filhote

A primata, que vive em um zoológico em Israel, costuma brincar, acariciar e limpar a ave diariamente

Niv é uma jovem macaca que possui um grande instinto materno. A primata adotou um frango como filhote no zoológico de Ramat Gan, periferia de Tel-Aviv, em Israel. Ela costuma brincar, acariciar e limpar seu filhote adotivo diariamente. Ele, apesar de poder tranquilamente fugir através das grades, aceita todos os cuidados, segundo um funcionário do estabelecimento, Mor Porat.

“Esse tipo de relação é rara. Normalmente, os macacos matam e comem os animais que entram em suas jaulas, ou brincam com eles até que morram”, acrescenta. Para evitar isso, os funcionários do lugar separaram Niv e seu filho adotivo do resto dos macacos. Somente a mãe de Niv, que é alvo de ataques das demais fêmeas, fica com eles.

O frango se mostra muito feliz por ter encontrado uma mãe substituta, afirma Mor Porat. À noite, dormem juntos.

Extinção

A primata pertence à espécie Macaca nigra, a mesma do macaco que ficou famoso por tirar uma selfie ao roubar a câmera de um fotógrafo britânico. Apesar de carismáticos, esses animais se encontram ameaçados de extinção em razão da caça e perda de habitat pelo desmatamento. De acordo com dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), a população dessa espécie, que vive em uma ilha da Indonésia, diminuiu mais de 80% nos últimos quarenta anos.

Niv vem sentindo o peso dessa ameaça, mesmo sob os cuidados do zoológico. Solitária, a primata já havia tentado adotar outro frango alguns meses atrás, mas ele preferiu fugir. Os galináceos (grupo específico de aves que inclui galinhas, perus, perdizes, faisões e outros) se movem livremente pelo parque e entram nas jaulas com facilidade, sem que se saiba exatamente de onde eles vêm.

(Com AFP)