Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais tem novo diretor

Leonel Perondi terá a missão de alinhar objetivos da instituição com as metas do programa espacial brasileiro

O engenheiro Leonel Fernando Perondi será o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O nome foi escolhido pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

A escolha de Raupp foi feita uma semana após a escolha de José Raimundo Coelho para a direção da Agência Espacial Brasileira (AEB). Desde que assumiu a pasta, a proposta de Raupp é fazer com que a AEB e o Inpe trabalhem em conjunto, por isso uma nomeação dependia da outra.

Perondi fez doutorado em Oxford, na Inglaterra, e tem longa carreira no Inpe, onde concluiu o mestrado (1986) e do qual já foi diretor substituto e interino, de 2002 a 2005. Foi gerente do programa sino-brasileiro de satélites, o CBERS, entre 2002 e 2005 e membro do Conselho Técnico Científico da instituição entre 2007 e 2011.

O engenheiro vai substituir Gilberto Câmera, que em agosto de 2011 decidiu deixar a instituição. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, o nome do novo diretor já foi encaminhado à Casa Civil, que vai escolher o dia da posse.