Governo americano divulga a foto mais detalhada da Terra até hoje

A imagem foi feita pelo satélite GOES-16, enviado em novembro de 2016 para monitorar o clima do planeta

A fotografia mais detalhada da Terra até hoje acaba de ser divulgada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos – e o resultado é de tirar o fôlego. Com uma resolução quatro vezes maior do que qualquer outra imagem do planeta já feita, o momento foi capturado em 15 de janeiro pelo satélite de monitoramento climático GOES-16. Lançado em novembro do ano passado, o satélite envia fotos atualizadas da Terra a cada 15 minutos.

A alta resolução da imagem ajuda meteorologistas a identificar a localização de climas potencialmente perigosos com maior precisão. “Essa imagem é muito mais do que uma bela foto, é o futuro da previsão e observação do clima”, afirmou em comunicado Louis W. Uccellini, diretor do Serviço Nacional de Clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), organização que pertence ao governo americano.

A foto foi tirada 35.900 quilômetros acima da Terra, em uma posição chamada de órbita geoestacionária – que ocorre quando o satélite acompanha a rotação da Terra em torno da linha do Equador. Essa trajetória permite que o satélite permaneça sempre acima do mesmo ponto, monitorando as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na atmosfera, no solo e no oceano.

No final do ano, quando o GOES-16 terminar sua fase de testes, ele vai substituir um dos dois satélites geoestacionários do mesmo tipo que estão em órbita, GOES-15 (também conhecido como GOES Oeste, lançado em 2006) e GOES-13 (ou GOES Este, que foi enviado 2010).

Segundo a NOAA, o GOES-16 consegue captar a luz em mais comprimentos de onda, produzindo imagens com uma resolução quatro vezes maior do que os outros, e enviá-las à Terra com uma frequência cinco vezes maior. Isso significa que os cientistas receberão uma imagem nova do globo terrestre a cada 15 minutos, uma foto do território continental dos Estados Unidos a cada 5 minutos e uma nova visão de eventos climáticos, como furações, a cada 30 segundos.

Confira a nova imagem:

Imagem da Terra em alta resolução, divulgada pela NOAA

Imagem da Terra em alta resolução, divulgada pela NOAA

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Paulo Henrique

    Cada vez eles inventam uma “foto” diferente…

    Curtir

  2. Enfim uma notícia séria. A foto está muito boa e notam-se os continentes bem definidos,

    Curtir

  3. Robson La Luna Di Cola

    Mas a terra não é plana? kkkk! Vivemos a era das maluquices na internet…

    Curtir

  4. Fabricio Porfirio

    Alguém realmente acredita nessa foto ou na Nasa?? rsrsrs… acabei de ver no youtube um video da própria Nasa dizendo que não podem sair da órbita baixa da terra… quem tirou essa foto pra eles?? Deus??

    Curtir

  5. Magrão Forte PTralha Cadeia

    Não adianta quando se mostrar algo relacionado a ciência os brasileiros em geral não compreendem, simples assim.

    Curtir