Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Descoberto o maior predador terrestre da Europa

O 'Torvosaurus gurneyi' tinha 10 metros de altura, pesava até 5 toneladas e viveu há 150 milhões de anos

Uma nova espécie de dinossauro que seria o maior carnívoro terrestre europeu há 150 milhões de anos foi descoberta ao norte de Lisboa, em Portugal. Chamado Torvosaurus gurneyi, o predador tinha 10 metros de altura e pesava de 4 e 5 toneladas. Seus fósseis foram encontrados por paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa e publicados nesta quarta-feira no periódico Plos One.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Torvosaurus gurneyi n. sp., the Largest Terrestrial Predator from Europe, and a Proposed Terminology of the Maxilla Anatomy in Nonavian Theropods

Onde foi divulgada: periódico Plos One

Quem fez: Christophe Hendrickx, Octávio Mateus

Instituição: Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Resultado: Os pesquisadores encontraram e descrevem o Torvosaurus gurneyi, o maior predador terrestre da Europa

Foram as análises de sua tíbia, mandíbula superior, dentes e uma parte das vértebras da cauda que mostraram aos cientistas que se tratava de um dinossauro desconhecido, que viveu no período Jurássico (entre 199 milhões e 145 milhões de anos). Sua cabeça media pouco mais de um metro, da face à parte posterior do crânio, e tinha dentes afiados de quase 10 centímetros, o que indica que provavelmente o novo dinossauro estava no topo da cadeia alimentar, alimentando-se de outros dinossauros menores.

Leia também:

Cientistas encontram embriões mais antigos de dinossauros ​

Descoberto, na China, dinossauro semelhante a pássaro

Família Torvosaurus – A nova espécie é a segunda do gênero Torvosaurus a ser descoberta. A primeira aconteceu no final dos anos 1970 e habitava a América do Norte. “Ele era um predador feroz. O Torvosaurus não tinha rival durante o Jurássico tardio. É o equivalente ao T. Rex, mas 80 milhões de anos antes”, afirma Octávio Mateus, um dos autores do estudo.

(Com AFP)