Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Criador do Ig Nobel parabeniza Nobel de Física

Marc Abrahams explica que Geim é o primeiro, como indivíduo, a conquistar a façanha

Bart Knols, Ig Nobel de 2006, estava entre as centenas de funcionários da Agência Internacional de Energia Atômica que, juntos, receberam o prêmio Nobel da Paz em 2005

O fundador do prêmio Ig Nobel, Marc Abrahams, parabenizou o físico russo Andre Geim por ter se tornado o primeiro indivíduo a ganhar o prêmio Nobel e sua antítese bem-humorada. Em 2000, Geim foi laureado com o Ig Nobel por ter levitado um sapo utilizando semicondutores. Abandonando os experimentos com levitação, Geim foi escolhido nesta terça-feira (5) como vencedor do prêmio Nobel de Física pelos experimentos com a substância grafeno. Ele recebeu o prêmio junto físico russo Konstantin Novoselov. Ambos descobriram o grafeno, uma espécie de película finíssima de grafite, com a espessura de apenas um átomo de carbono. Segundo Geim, o material terá no futuro a mesma importância que o plástico tem hoje.

Na cerimônia do Ig Nobel em 2000, Geim foi interrompido pela menina de oito anos que fiscaliza a duração dos discursos dos laureados, porque seu discurso estava chato. Foi na mesma ocasição que o físico Roy Glauber, então professor de Harvard, começou a frequentar o prêmio como varredor oficial de aviõezinhos de papel. Cinco anos mais tarde, Glauber ganhou o prêmio Nobel de Física.

Abrahams explicou que, tecnicamente, Geim não é o primeiríssimo a ter recebido os dois prêmios, apesar de ser o primeiro como indivíduo. Bart Knols, que foi laureado com o Ig Nobel de Entomologia (ramo da Biologia que estuda os insetos) em 2006 – por ter mostrado que o mosquito fêmea da malária é igualmente atraído pelo cheiro de queijo limberger e chulé – estava entre as centenas de funcionários da Agência Internacional de Energia Atômica que, juntos, receberam o prêmio Nobel da Paz em 2005.

O prêmio Nobel de Física será entregue aos físicos em dezembro, na cerimônia que agraciará os vencedores com uma medalha, um diploma e cerca de 1,5 milhão de dólares.