Conheça o dinossauro que parece o monstro de ‘Caça-Fantasmas’

Cientistas encontraram o esqueleto mais completo de uma nova espécie de anquilossauro. Sua aparência lembra o monstro Zuul, de ‘Caça-Fantasmas’

Cientistas acabam de descobrir uma nova espécie de dinossauro de 75 milhões de anos, indica um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Royal Society Open Science – e a parte mais curiosa é que ele lembra muito Zuul, monstro do primeiro filme do título Caça Fantasmas, de 1984. O esqueleto do animal, encontrado em Montana, nos Estados Unidos, é também um dos mais completos já descobertos de um anquilossauro, animais que têm como principal característica o corpo totalmente protegido por uma armadura. Os restos incluíam um crânio completo, um rabo com clava óssea e partes de tecidos preservados.

“A presença abundante de tecidos macios preservados no esqueleto (…) o tornam uma referência importante para a compreensão da evolução das estruturas dérmicas e epidérmicas neste grupo”, escrevem os autores na publicação. Os cientistas dizem que o material está tão conservado que algumas partes da armadura ainda se encontram em sua posição natural na pele e os espinhos da cauda ainda estão presentes.

Crânio de ‘Zuul crurivastator’ encontrado em Montana, nos Estados Unidos (Brian Boyle/Royal Ontario Museum/Divulgação)

Os pesquisadores decidiram registrar seu nome científico como Zuul crurivastator (que significa “Zuul, destruidor de canelas”). O primeiro nome é uma homenagem à criatura do primeiro filme de Caça-Fantasmas e o segundo uma referência ao comportamento desses animais de dar golpes com suas caudas em inimigos maiores para quebrar os ossos de suas pernas – ou até mesmo para lutar contra rivais de sua própria espécie em competições por território ou companheiros de acasalamento.

Assim como o Zuul da ficção, a espécie recém-descoberta tem um focinho curto e arredondado, rosto blindado e chifres atrás dos olhos. Porém, o dinossauro é um pouco maior do que o monstro do filme – devia medir cerca de seis metros de comprimento e pesar por volta de 2.500 quilos, aproximadamente o tamanho de um rinoceronte branco. Só a cauda do animal pré-histórico chegava a medir três metros.