Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira as músicas mais ouvidas por médicos na sala de cirurgia

Pesquisadores sugerem que cirurgiões ouçam 'Staying Alive', dos Bee Gees, 'Wake Me Up Before You Go-Go', do Wham e 'Fix You', do Coldplay

É comum que médicos coloquem música para tocar nas salas de operação durante cirurgias. Um estudo da University Hospital of Wales, da Grã-Bretanha, publicado na edição de Natal do periódico British Medical Journal mostra que entre 62% e 72% das operações ocorrem com trilha sonora. Para 80% dos profissionais que participam desse tipo de procedimento, a música melhora a comunicação entre os membros da equipe, reduzindo a ansiedade e aumentando a eficiência.

Os autores ressaltam que a música clássica predomina nesses casos, possivelmente devido à sua capacidade de “evocar vigilância mental” com a ausência de letra. Alguns críticos, principalmente anestesistas, afirmam que a música pode ser prejudicial, reduzindo a vigilância e a comunicação.

De maneira bem-humorada, os pesquisadores elaboraram uma lista de músicas que os médicos deveriam – e não deveriam – ouvir na sala de cirurgia.

A edição de Natal do BMJ é conhecida por selecionar estudos com temas engraçados, mas que passaram pelos critérios usuais de revisão de pares e são “reais”, na definição da publicação.

Leia também:

Estudo mostra como o cérebro relaciona músicas e cores

Pesquisadores descobrem áreas do cérebro relacionadas ao gosto musical.

1 – Staying Alive – Bee Gees

2 – Smooth Operator – Sade

3 – Comfortably Numb – Pink Floyd

4 – Wake Me Up Before You Go-Go – Wham


5 – Fix You – Coldplay

 

1 – Another One Bites the Dust – Queen


2 – Everybody Hurts – REM

3 – Knockin’ On Heaven’s Door – Bob Dylan

4 – Scar Tissue – Red Hot Chilli Peppers