Cientistas descobrem três planetas parecidos com a Terra

Segundo artigo na 'Nature', corpos orbitam uma estrela anã a 40 anos-luz da Terra

Atualizado em 6 Maio 2016, 15h57 - Publicado em 2 Maio 2016, 17h46

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (2) a descoberta de três planetas semelhantes à Terra. Segundo pesquisa publicada na revista científica Nature, os corpos orbitam uma estrela anã a 40 anos-luz da Terra (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) e possuem tamanhos e temperaturas parecidos com os do nosso planeta. “Se queremos encontrar vida em outros lugares do Universo, aí é onde devemos começar a buscar”, explicou o responsável pela equipe de astrônomos, Michaël Gillon, do Instituto de Astrofísica e Geofísica da Universidade de Liège, na Bélgica.

De acordo com anúncio feito pelo Observatório Austral Europeu (ISSO), os astrônomos utilizaram o telescópio TRAPPIST, instalado no Observatório La Silla (Chile), e notaram que a estrela apagava a intervalos regulares, o que significa que outros objetos passavam entre ela e a Terra. Segundo os astrônomos, a estrela TRAPPIST-1, que fica na constelação de Aquário, é uma estrela anã mais fria e vermelha que o Sol, e de um tipo muito comum na Via Láctea – mas esta é a primeira vez que foram encontrados planetas gravitando ao seu redor.