China inaugura primeira caixa postal ‘espacial’

Pequim, 3 nov (EFE).- Os cidadãos chineses poderão enviar cartas para os astronautas de seu país através de uma caixa postal ‘espacial’, que foi inaugurada nesta quinta-feira em Pequim, informou a agência oficial de notícias ‘Xinhua’.

A caixa postal estará localizada dentro de uma nave espacial tripulada, com o código 901001, comandada pelo primeiro astronauta chinês, Yang Liwei, que viajou ao espaço em 2003.

O gerente geral do Grupo Postal Chinês (CPG, na sigla em inglês), Li Guohua, justificou a criação do endereço afirmando que o público chinês poderá escrever cartas e mandar postais com suas próprias impressões sobre os maiores eventos espaciais do país.

A caixa postal será dirigida e administrada pelo CPG e operada pela Corporação Postal de Pequim.

A criação desta caixa postal também surgiu como uma forma de celebrar o sucesso da missão da nave não tripulada Shenzhou-8, que foi lançada ao espaço na última terça. A nave se acoplou na madrugada desta quinta-feira no módulo experimental espacial Tiangong-1.

O primeiro módulo experimental espacial chinês, Tiangong-1, foi lançado em órbita no dia 29 de setembro. Além de Shenzhou-8, o módulo receberá também as naves Shenzhou-9 e Shenzhou-10 nos próximos dois anos. A ideia é construir a primeira estação espacial permanente chinesa. EFE