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Avião Solar Impulse 2 pousa no Egito em sua última escala

Em alguns dias, a aeronave movida a energia solar parte para Abu Dhabi, onde deve completar a viagem de volta ao mundo iniciada em março de 2015

Por Da redação
13 jul 2016, 15h21

O avião Solar Impulse 2 terminou a penúltima etapa de sua volta ao mundo, iniciada 9 de março de 2015. O avião, que utiliza como combustível apenas a energia solar, pousou nesta quarta-feira no aeroporto do Cairo, Egito, às 7h10 (2h10 no horário de Brasília). Essa será a última escala antes de o avião partir para Abu Dhabi, cidade onde a viagem teve início e que deverá ser o destino final da jornada.

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A aeronave havia decolado na segunda-feira de Sevilha, cidade na qual havia pousado em 23 de junho, depois de cruzar pela primeira vez o Oceano Atlântico. Ela pousou no aeroporto do Cairo sob aplausos e na presença do ministro egípcio da Aviação Civil, Shérif Fathy. No total, esta penúltima etapa do voo percorreu 3.745 quilômetros em 48 horas e 50 minutos, passando por sete países.

“Foi fantástico, tudo saiu muito bem”, declarou o suíço André Borschberg, piloto durante essa penúltima etapa, em uma conversa com o centro de controle da missão, em Mônaco.

Ao desembarcar, ele abraçou o compatriota Bertrand Piccard, com o qual pilota o Solar Impulse 2 em sistema de rodízio há mais de um ano. Piccard será o comandante do avião em sua última etapa.

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“Parece um milagre, mas é a realidade atual. Isto é o que podemos fazer com as novas tecnologias”.

Volta ao mundo

O Solar Impulse 2, que pesa 1,5 tonelada e tem a mesma envergadura de um Boeing 747, voa a uma velocidade média de 50 quilômetros por hora, graças às baterias que armazenam a energia solar captada por células fotovoltaicas instaladas nas asas.

Durante a volta ao mundo, iniciada há 16 meses, o Solar Impulse 2 fez escalas em Omã, na Índia, em Mianmar, na China, Japão e Estados Unidos .

Em sua etapa mais longa, o Solar Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya, no Japão, até a ilha americana do Havaí. Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental, na qual foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história.

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No Havaí, a aeronave teve que fazer uma longa escala técnica de quase 10 meses para o reparo de algumas baterias, danificadas na primeira etapa do voo sobre o Pacífico.

Depois do reparo, o Solar Impulse 2 partiu do Havaí e fez algumas escalas nos Estados Unidos, em São Franscisco, Phoenix, Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York.

Na segunda-feira, 20 de junho, o avião decolou com destino a Sevilha, onde pousou após uma viagem de 71 horas e 8 minutos de voo solitário, sem interrupção.

(Com AFP)

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