Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

As cinco maiores descobertas da nave Messenger sobre Mercúrio

Na última quinta-feira, a missão Messenger, da Nasa, chegou ao fim. Conheça as principais revelações da sonda que, em onze anos de atividade, ajudou a desvendar Mercúrio

A sonda Messenger caiu nesta quinta-feira na superfície de Mercúrio, criando uma cratera de 16 metros e colocando fim a uma histórica missão da Nasa que contribuiu para conhecer melhor um dos planetas mais difíceis de serem analisados.

A queda planejada aconteceu quando a sonda ficou sem combustível, a uma velocidade de 14.080 quilômetros por hora, às 16h26 (no horário de Brasília), após ter completado 4.104 órbitas ao redor do planeta.

“Bom, acho que é o momento de dizer adeus a todos meus amigos, família e equipe de apoio. Farei meu impacto final muito em breve”, foi última mensagem na conta do Twitter da missão, pouco antes do choque contra Mercúrio.

Leia também:

Nasa encontra gelo e material orgânico em Mercúrio

Mercúrio visto bem de perto

A Messenger, missão que custou 450 milhões de dólares, foi lançada em agosto de 2004 e, em 2011 se tornou a primeira sonda a orbitar ao redor de Mercúrio, planeta mais próximo ao Sol e, por isso, misterioso para os cientistas. Além de suportar o calor solar, uma sonda em viagem ao planeta deve se deslocar a 104.607 quilômetros por hora para alcançá-lo.

“(A sonda) se apagou com um ‘bang’ ao atingir a superfície de Mercúrio. A missão continuará dando aos cientistas novos resultados na nova fase, a de analisar os dados que já temos nos arquivos para seguir resolvendo os mistérios de Mercúrio”, comentou em comunicado John Grunsfel, administrador associado do diretório científico da Nasa.

Descobertas – Entre suas grandes descobertas, Messenger determinou a composição da superfície de Mercúrio, revelou sua história geológica, descobriu que seu campo magnético interno está desviado do centro do planeta e certificou que seus depósitos polares são, principalmente, água gelada.

Os dados proporcionados pela sonda da Nasa são os primeiros que chegam dos arredores de Mercúrio desde os enviados pela Mariner 10, também americana, entre 1974 e 1975.

Veja algumas das principais descobertas da missão sobre o planeta:

(Da redação)