Água é descoberta, pela primeira vez, na atmosfera de exoplaneta do tamanho de Netuno

O HAT-P-11b é o menor planeta fora do Sistema Solar encontrado pelos cientistas a apresentar essas condições. A descoberta, publicada na revista 'Nature', é mais um passo rumo à identificação de mundos que possam abrigar vida

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 24 set 2014, 20h39

Cientistas americanos detectaram pela primeira vez vapor de água na atmosfera de um exoplaneta do tamanho de Netuno. O HAT-P-11b é o menor planeta fora do Sistema Solar encontrado pelos cientistas a apresentar essas condições. A descoberta, publicada nesta quarta-feira na revista Nature, permite avançar rumo à identificação de mundos em nossa galáxia com condições similares à da Terra – ou seja, que possam abrigar vida.

Título original: Water vapour absorption in the clear atmosphere of a Neptune-sized exoplanet

Onde foi divulgada: revista Nature

Quem fez: Jonathan Fraine, Drake Deming, Bjorn Benneke, Heather Knutson, Andrés Jordán, Néstor Espinoza, Nikku Madhusudhan, Ashlee Wilkins, Kamen Todorovn

Instituição: Universidade de Maryland, EUA, Pontifícia Universidade Católica do Chile, Chile e outras

Resultado: Os pesquisadores detectaram pela primeira vez vapor de água na atmosfera do exoplaneta HAT-P-11b, do tamanho de Netuno. É o menor planeta fora do Sistema Solar a apresentar essas condições.

Com um raio quatro vezes maior que o de nosso planeta e localizado na constelação de Cisne, a 124 anos-luz (cada ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros), o HAT-P-11b possui uma camada de nuvens sobre sua superfície fria e gasosa que permitiu a análise da composição de sua atmosfera e revelou a presença de água.