Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acompanhe ao vivo o eclipse total da Lua

Sombra da Terra encobre satélite em fenômeno apelidado de 'Lua de sangue'. Eclipse ocorre de manhã, no horário de Brasília, e não poderá ser visto no país

A Nasa, agência espacial americana, transmite ao vivo o eclipse total da Lua na manhã desta quarta-feira. Pelo horário em que ocorre, a partir das 6h30 de Brasília, o fenômeno não poderá ser observado no Brasil.

O eclipse desta manhã é o segundo de uma série de quatro, chamada tétrade. O primeiro foi em 15 de abril e pôde ser visto do Brasil. Os outros dois vão acontecer em 4 de abril e 28 de setembro de 2015, o último deles tendo boa visibilidade no país.

Broadcast live streaming video on Ustream

Leia também:

Veja fotos da última superlua do ano

Nasa divulga vídeo remasterizado da chegada à Lua

‘Lua de sangue’ – Eclipses lunares totais são conhecidos como “Lua de sangue”, em virtude da cor avermelhada que o satélite ganha durante o fenômeno. Isso acontece porque, no momento do eclipse, a luz do Sol não chega diretamente à Lua. A atmosfera da Terra age como uma lente e desvia alguns raios solares até o satélite. Como a nossa atmosfera tem partículas que espalham mais a luz azul e menos a vermelha, a luz que atinge a Lua é predominantemente vermelha. Esse fenômeno também explica porque o Sol fica avermelhado ao entardecer: nesse momento, a luz está atravessando uma camada mais grossa de atmosfera, de modo que sobra mais luz vermelha.