Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UPP de Vila Isabel prende ex-gerente do tráfico de favela

O criminoso havia fugido do Morro dos Macacos antes de novembro de 2010

Um ano e quatro meses após a ocupação do Morro dos Macacos, policiais da 13ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade de Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, prenderam o ex-gerente do tráfico que atuava na favela. No início da madrugada deste domingo, policiais militares capturaram Everton Firmo Mesquita, de 30 anos, o Brigão, durante a festa de aniversário de uma sobrinha. O preso foi levado para a 20ª DP, que também fica em Vila Isabel.

A polícia chegou ao paradeiro do traficante por meio de denúncias de moradores, que alertaram sobre a presença de Brigão na comunidade na noite de sábado. Segundo os agentes que efetuaram a prisão, depois de ser cercado na casa de sua família, o traficante se entregou sem resistência.

O criminoso havia fugido do Morro dos Macacos pouco antes da inauguração da UPP, em novembro de 2010. Desde então, Brigão peregrinou por comunidades dominadas pela mesma facção a qual ele pertencia em busca de proteção. Ele chegou a se abrigar na comunidade da Rocinha, em São Conrado, na zona sul da cidade, mas também foi obrigado a sair da favela a época da ocupação pelas forças de segurança, em novembro do ano passado.

Brigão é acusado de participação no intenso tiroteio contra policiais militares em 17 de outubro de 2009, que culminou com a queda e explosão de um helicóptero da corporação. Na ocasião, três policiais morreram.