Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Um em cada três sente vergonha de ser brasileiro, diz Datafolha

Segundo levantamento do final de abril, 34% dos entrevistados manifestaram esse sentimento, o maior número desde 2000, quando o instituto iniciou a pesquisa

Um em cada três tem vergonha de ser brasileiro, segundo levantamento do Datafolha, a maior proporção de descontentes já registrada desde que o instituto passou a fazer a pesquisa, em março de 2000.

Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados têm orgulho de ser brasileiro e 34% sentem vergonha. O número só cresce desde o final de 2014, quando terminou o primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT) na Presidência da República.

Até então, o maior percentual de envergonhados com a condição de brasileiro havia sido registrado em julho de 2016, em meio às discussão sobre o impeachment de Dilma – ela seria afastada definitivamente do cargo pelo Congresso no mês seguinte, dando lugar a Michel Temer (PMDB), que já ocupava o cargo interinamente desde maio.

O recorde de brasileiros envergonhados acontece logo depois da divulgação pela Operação Lava Jato da lista de políticos que receberam dinheiro ilegal da Odebrecht – são 98 apenas entre aqueles que têm foro no Supremo Tribunal Federal (STF), de todos os grandes partidos.

O maior percentual de satisfeitos por serem brasileiros foi registrado em pesquisa feita em novembro de 2010, final do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando apenas 9% diziam ter vergonha  e 89% diziam ter orgulho da condição.

Morar no país

Já em relação a morar no país, o Datafolha apontou que isso é ruim ou péssimo para 20% da população, regular para 26% e bom ou ótimo para 54% – a taxa de satisfeitos caiu sete pontos percentuais em relação ao final do ano passado.

A pesquisa foi feita nos dias 26 e 27 de abril. Foram feitas 2.781 entrevistas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Walter Donizety

    Trabalhamos e quase tudo vai para pagar impostos, sem nenhum retorno. O dinheiro não vale nada, não dá para nada. Tudo caro, cheio de impostos. Só se vê ladroagem em todos os sentidos… Povo sem educação e só querem legar vantagem sobre tudo…

    Curtir

  2. Walter Donizety

    Aqui nunca foi e nunca será um país sério… Um país que não respeita nem o passado e nem o futuro. Onde a pobreza e a miséria aumenta a cada dia…

    Curtir

  3. Walter Donizety

    Ainda tem povo que serve como massa de manobra que defendem esses ladrões que estão aí… Se vendem por um pão com mortadela! Povo trouxa… Não pensam, não lêem…

    Curtir

  4. Walter Donizety

    Onde os velhos ficam sentados na frente de casa, esperando a morte passar. Pois o que ganham não dá para nada, não dá para viajar, não dá para comer, não dá para comprar remédios… Enquanto isso, os políticos deitam e rolam. Viajam para onde querem. E nós o povo só se lasca…

    Curtir

  5. Walter Donizety

    Aqui nessa joça de republiqueta de quinto mundo. O povo se contenta com pouco, com mixaria. Onde o povo trouxa falam que o políticos roubam. mas faz! Povo idiota, burro… Não sabem a força que tem! Ficam alienados, presos a religião, a novelas, carnaval, futebol, etc. Se matam por causa do timão do coração e enquanto isso o tempo vai passando e os políticos roubando cada vez mais e o tontão só pagando impostos sem nenhum retorno… Pronto acho que falei demais…

    Curtir

  6. Renato Fellini

    Sugiro GREVE GERAL até a derrubada do STF .
    Onde estão os militares ?

    Curtir