Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

TSE determina envio de tropas federais a 394 municípios

Mais 127 cidades serão contempladas com reforço na segurança para eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na quinta-feira que mais 127 municípios contarão com a presença de tropas federais para garantir a segurança no primeiro turno das eleições, neste domingo. Com a decisão, chegam a 394 as cidades que receberão proteção extra, divididas, em sua maior parcela, entre estados das regiões Norte e Nordeste. Entre eles Rio Grande do Norte, Pará, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Amazonas.

De acordo com informações da Agência Brasil, a decisão beneficia, principalmente, o Piauí, já que 82 do total de 127 cidades pertencem ao estado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) havia pedido o auxílio de homens do Exército e da Marinha para 143 cidades. Diante de ofício enviado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reiterando a necessidade de garantir a segurança especialmente nessas 82 localidades, os ministros do TSE decidiram pelo envio das tropas.

Em apenas dois casos foi autorizado o envio das tropas antes do dia das eleições: no Rio de Janeiro e em Tocantinópolis (TO), por causa do aumento da tensão e da violência nos dias que antecedem a eleição.

Para decidir os municípios contemplados, os ministros do TSE consideraram a opinião dos governadores. Na última sessão administrativa, eles chegaram a aprovar o envio de tropas para alguns municípios onde os governadores garantiam que eram capazes de manter a ordem. Nessa decisão, no entanto, os ministros procuraram seguir a jurisprudência comum no tribunal e autorizaram a presença de militares apenas onde houve a anuência dos governadores.

(Com Agência Estado)