Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestades atingem três cidades de Santa Catarina

Por Solange Spigliatti

São Paulo – Três municípios do sul catarinense – Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza – foram atingidos por um forte temporal na noite de ontem, 19, com ventos de mais de 130 km/h, afetando mais de 23 mil pessoas.

Em Forquilhinha, que decretou situação de emergência, foram afetadas 23 mil pessoas, sendo que 250 estão desalojadas, 10 desabrigadas e uma pessoa está levemente ferida. Dez edificações públicas e 500 residências foram danificadas. O abastecimento de água e o serviço de energia ficaram comprometidos.

Conforme informações da Defesa Civil do município de Criciúma, ficaram desalojadas 30 pessoas, 40 residências foram afetadas e 16 edificações públicas atingidas. O sistema de energia também ficou prejudicado. A prefeitura informou que irá decretar situação de emergência, mas o documento está sendo aguardado pela Secretaria Estadual. O município de Nova Veneza informou à Defesa Civil Estadual que três aviários ficaram destruídos.

Segundo os meteorologistas, o forte calor e a umidade foram responsáveis pela formação de nuvens carregadas. Ocorreram temporais com granizo e ventos fortes, com registro de 131,6 km/h entre 18 e 19 horas de ontem, em Criciúma.

Assistência

A Defesa Civil Estadual já disponibilizou atendimento emergencial aos municípios atingidos. Para Forquilhinha estão sendo encaminhadas três mil telhas e 50 quilos de pregos. Materiais como telhas e cumeeiras também deverão ser encaminhados ao município.