Temer reúne aliados e define estratégia contra denúncia de Janot

Juridicamente, o governo dirá que não há provas; outra aposta é mostrar aos congressistas que, condenando o presidente, todos eles ficam desprotegidos

Momentos após a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, segunda-feira, a base aliada se reuniu para traçar a estratégia de reação ao processo. Basicamente, a intenção é mostrar que não há provas para condenar o peemedebista e que o procurador age contra o país ao desestabilizar o governo.

O presidente quer que a resposta jurídica à denúncia seja dada pelo seu advogado Antônio Claudio Mariz já nesta terça-feira. Temer exige também que os parlamentares de sua base aliada saiam em sua defesa. A avaliação é de que muitos congressistas sabem que a sua punição poderá ser a abertura para uma condenação em massa de deputados e senadores. Um dos auxiliares de Temer lembrou que fragilizar o presidente é fortalecer Janot, o que põe em risco também os parlamentares.

Pressa

Temer tem pressa em barrar a denúncia a ideia é que até mesmo a sua defesa seja feita em menos sessões. Isso poderá levar até mesmo à necessidade de suspender o recesso parlamentar.

Logo após a apresentação da denúncia, Temer se reuniu no Palácio do Planalto com a advogada-geral da União, Grace Mendonça, em encontro que não constava da agenda oficial.

A capacidade de mobilização da oposição contra o seu governo poderá ditar os rumos dos próximos passos. O temor é que, caso haja mobilização popular contra Temer, a sua base termine de se esfacelar e, com o voto aberto, os deputados se sintam pressionados e acatem a denúncia de Janot, condenando o presidente.

O principal ponto da denúncia que será contestado pelo governo, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo, é a ligação de Temer com a mala de R$ 500 mil recebida da JBS pelo ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures. O argumento central é que o dinheiro ficou com o ex-auxiliar presidencial e que, portanto, não é possível provar que o peemedebista seria o beneficiário do montante.

O Palácio do Planalto deve acusar Janot de atuar de maneira parcial, com o objetivo de desgastar a imagem do presidente e prolongar a crise política, afetando a recuperação econômica do país.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aerphio Nowar

    NÃO SEI SE POSSO PEGAR ÁGUA NO POÇO, O DONO DO POÇO ME DISSE QUE NÃO POSSO!

    Curtir

  2. Adriano Vieira

    Vivemos em um país onde é gorvernado por corruptos. Querem tirar à autonomia do Judiciário como fizeram na Colômbia e outros países onde o Judiciário é eles que governam. Cadeia neles, somos assistidos por países como brasileiros corruptos, isso é uma vergonha. Os políticos enriquecem com o dinheiro público isso é inadmissível.

    Curtir

  3. A AGU EXISTE PARA DEFENDER A UNIAO E NAO PRESIDENTES PILANTRAS.

    Curtir

  4. Janot transformou a PGR em instrumento político do PT. Rasgou a delação do Léo Pinheiro porque comprometia Lula. Nunca mostrou a voracidade de denuncias contra Temer no governo do PT. Assumiu a defesa corporativista do judiciário contra a reforma da previdência que irá tirar privilégios do judiciário e provável que se candidate a algum cargo eletivo no futuro. Quem pensa que sua atuação é para o “bem do Brasil” está equivocado. É apenas mais um petralha a serviço do projeto do poder tramado a tempos no Forum Sao Paulo.

    Curtir

  5. Perdi uma amiga aposentada AGU porque a mesma que foi minha companheira no impeachment de DILMANTA, a mula sem cabeça de LULADRÃO, começou com uma histórinha de derrubar TEMER, e colocar no lugar um representante do JUDICIÁRIO (Assim a classe garante que fica fora da reforma trabalhista e previdenciária e mantém as aposentadorias e regalias de marajás). Ao perceber que eu não caia na conversinha mole e pelo contrário combatia combativamente defendendo o presidente TEMER, me BLOQUEOU no Whatsapp……cristão ( ao menos se diz uma) como eu, percebi logo, o limite do seu cristianismo que vai até perder privilégios que nenhum brasileiro comum possui. Glória a JESUS que não nos deixa enganados.

    Curtir

  6. Alessandro Borges

    Em outros sites estão dizendo que o temer fará pronunciamento à nação hoje! A falta de caráter desse cidadão é espantosa. Será que vamos ter panelaço?

    Curtir

  7. José Westie

    Oh my God! O Temer está na televisão. Num show de fofoca, brigas conjugais e afins… Nem nos programas do João Kléber tanta baixaria!

    Curtir

  8. José Westie

    A Globo, a Record, SBT e Rede TV! fizeram um pronunciamento dizendo que irão extinguir os programas humorísticos de sua grade. Tá difícil competir com a vida real! Essa do Temer na TV, mais provinciano não poderia ser. Show gratuito da Presidência sobre como fazer humor satírico sem precisar investir em artistas, cenários, etc.

    Curtir