Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temer admite que há uma quadrilha em ação na Câmara

O presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP) confirmou nesta quinta-feira a existência de uma quadrilha que age na Casa, fraudando pagamentos de auxílio-creche e vale-transporte. Segundo ele, a Câmara já tomou providências em relação ao assunto.

“Descobriu-se uma verdadeira quadrilha agindo aqui dentro da Casa”, disse Temer. “A direção-geral modificou procedimentos que poderiam dar ensejo a essas espécies de irregularidades. De modo que a Câmara estava agindo muito antes (das denúncias) e continua tomando providências”, afirmou.

As denúncias a que se referiu Temer foram feitas pelo site Congresso em Foco, que revelou um esquema por meio do qual mais de 80 funcionários da Casa declararam morar em Formosa, cidade goiana que fica a 80 quilômetros de Brasília, e dessa forma recebiam auxílio-transporte maior, de 480 reais.

O golpe resultava em um custo de 478.000 reais à Câmara por ano. Outro grupo cadastrava funcionários fantasmas em seus gabinetes para receber auxílio-creche. Segundo Temer, a Polícia Legislativa tem investigado o caso e já enviou mais de 15 inquéritos para o Ministério Público.