TCU lança site sobre administrações com as contas reprovadas

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou na terça-feira o Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos (Cadicon), site que disponibiliza informações sobre administrações públicas que têm contas consideradas irregulares. Os tribunais de contas estaduais e municipais cooperam com o TCU enviando informações das respectivas gestões.

A consulta ao Cadicon poderá ser feita pelo portal da Rede de Controle da Gestão Pública. A implantação do sistema é uma das ações da Rede de Controle, que atua em todo o país desde 2009 e tem como propósito intensificar, de forma coordenada, o combate à corrupção e ao mau uso de recursos públicos.

O Cadicon começa a operar para consulta sobre responsáveis por contas irregulares, com acesso unificado às informações encaminhadas à Justiça Eleitoral. Os tribunais de contas que ainda não forneceram a lista estão finalizando a compilação. Futuramente, o sistema deverá permitir também a pesquisa de dados sobre condenados por improbidade administrativa e empresas inabilitadas para contratar com a administração pública.

(Com Agência Estado)