Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senado rejeita indicado de Dilma para OEA

O Senado rejeitou nesta terça-feira o nome do embaixador Guilherme Patriota para a representação brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele teve 38 votos contrários e 37 favoráveis, em deliberação secreta. Era necessário o apoio de 41 senadores para referendar a indicação.

Patriota é irmão do ex-chanceler Antônio Patriota e é conhecido pelas posturas políticas radicais. É um defensor, por exemplo, do regime autoritário da Venezuela. Mas a rejeição também pode ser atribuída à insatisfação de aliados com o governo de Dilma Rousseff. O resultado apenas aumenta a incerteza sobre indicação de Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É a primeira vez na história que um diplomata de carreira é rejeitado pelo Senado Federal. Acho simplesmente um fato lamentável o que aconteceu no Senado Federal”, protestou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Renan Calheiros respondeu: “Para além de ser um fato lamentável, é uma decisão do Senado Federal que tem que ser respeitada”.