Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

São Paulo tem rodízio ampliado de novo nesta terça-feira

Argentina enfrenta Suíça pelas oitavas de final da Copa no Itaquerão, Zona Leste da cidade

Uma vez mais, o rodízio de veículos será estendido nesta terça-feira na cidade de São Paulo. Veículos com placas de final 3 e 4 não podem circular no centro expandido entre 7 e 20 horas, sob risco de multa. A restrição foi ampliada por causa da partida entre Argentina e Suíça na Itaquerão, Zona Leste da capital. Como o jogo da Copa do Mundo de futebol às 13 horas fecha parcialmente a Radial Leste, a prefeitura optou por proibir a circulação de um grupo de carros, como fez nos últimos confrontos em Itaquera. As faixas de ônibus também funcionarão o dia todo.

Na semana passada, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que possivelmente essa medida também será adotada na sexta-feira, dia 4, quando a seleção brasileira enfrentará a equipe chilena, às 17 horas. Embora a partida seja fora, em Fortaleza, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) pretende evitar grandes congestionamentos, como o de duas semanas atrás, quando o time jogou, também na capital cearense, contra o México. Naquela data, não houve nenhum tipo de medida preventiva e os congestionamentos chegaram a 302 quilômetros no meio da tarde, o terceiro maior índice da história.

Na quinta-feira, quando também ocorreu jogo na Arena Corinthians e a prefeitura já havia ampliado o rodízio, houve 25% menos congestionamento do que em dias normais, informou Tatto. “Como há essa excepcionalidade da Copa do Mundo, o fechamento da Radial Leste e as festas dos turistas e do pessoal que vem para São Paulo, nós vamos instituir de novo, nesta terça-feira, o rodízio o dia todo.”

Ainda segundo o secretário, parte das faixas exclusivas de ônibus à direita também voltará a funcionar durante a maior parte do dia, das 6 às 20 horas. Motoristas de outros veículos que invadirem esse espaço, que é exclusivo para transporte coletivo, ficarão sujeitos a multas. A recomendação da CET é para que as pessoas procurem se deslocar nesta terça por meio do transporte público. Com a ampliação do funcionamento das faixas exclusivas, a prefeitura tem o objetivo de estimular que as pessoas troquem os carros pelos ônibus para se locomover pela cidade.

Restrições – Vias do centro também ficarão fechadas por causa da realização da Fan Fest da Fifa, no Vale do Anhangabaú. Os bloqueios ocorrerão das 9 às 20 horas nas ruas Xavier de Toledo e 7 de Abril, na Ladeira da Esplanada e no Viaduto do Chá. A Vila Madalena, na Zona Oeste, bairro que tem concentrado turistas, voltará a ter restrições ao trânsito de veículos. A CET monta, a partir das 8 horas, nove bloqueios em ruas como Wisard, Girassol, Aspicuelta, Inácio Pereira da Rocha e Mourato Coelho. Os moradores serão os únicos autorizados a entrar com carros no local. Não há hora exata para a liberação das vias.

(Com Estadão Conteúdo)