Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rota apreende dois tanques de guerra na Zona Sul de São Paulo

Segundo o Exército, blindados eram "sucata" e não podiam ser operados

(Atualizado às 13h50)

Policiais Militares da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) apreenderam dois tanques de guerra em um galpão na região do Ipiranga, na Zona Sul da capital paulista, na noite da segunda-feira. Um homem que tomava conta do local foi detido por receptação.

Segundo a PM, os oficiais da Rota receberam uma denúncia anônima sobre um desmanche clandestino na Rua Albino de Morais. Ao chegarem no local, encontraram dois tanques de guerra, um deles parcialmente desmontado.

De acordo com a assessoria do Exército, é comum que colecionadores adquiram veículos antigos das Forças Armadas. Segundo a corporação, os componentes do motor e de disparo de armamento dos blindados são retirados antes que eles sejam doados, vendidos ou leiloados. “Os tanques apreendidos são dos modelos M41 Walker Bulldog e EE9 Cascavel. “Os veículos em questão passaram por um processo de desfazimento, restando apenas a carcaça. Depois disso, o veículo pode seguir para leilão ou ser encaminhado para museu”, informou, em nota, o Exército.

O delegado Edilzo Correia de Lima, titular do 16º Distrito Policial (Vila Clementino), onde o caso foi registrado, afirmou que os blindados encontrados são “sucata” e “não têm funcionabilidade”. Segundo ele, o proprietário dos tanques foi intimado a ir a delegacia nesta tarde para mostrar a documentação de compra dos veículos.

Além dos blindados, também foram apreendidos no desmanche cerca de 500 aparelhos de televisão, um reboque e um contêiner com peças de carros roubadas.

(Com Estadão Conteúdo)