Renan prega ‘consenso’ e Moro critica ‘emendas da meia-noite’

Juiz federal criticou projeto aprovado na Câmara e falou que "emendas da meia-noite não são apropriadas tratando de temas tão sensíveis"

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), abriu nesta quinta-feira a sessão de debate sobre o projeto que trata de abuso de autoridade, com a presença do juiz federal Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato em Curitiba, e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No início do discurso, Renan defendeu o consenso e “as soluções negociadas”.

O debate ocorre um dia depois de o Senado tentar votar a toque de caixa o pacote anticorrupção aprovado durante a madrugada de ontem pela Câmara, que desagradou a força-tarefa da Lava Jato.

“O consenso supera o confronto, a concórdia prevalece sobre o dissenso. As soluções negociadas para as divergências são sempre possíveis, por mais distantes que possam parecer”, discursou Renan.

Também participam do debate o juiz federal Silvio Luis Ferreira da Rocha, da Justiça Federal de São Paulo, e o senador Roberto Requião (PMDB), relator do projeto sobre abuso de autoridade.

“O diálogo é sempre preferível à hostilidade”, disse Renan, que ainda citou Tancredo Neves para dizer: “Não são os homens que brigam, são as ideias”.

‘Emendas da meia-noite’

Sergio Moro criticou e disse ter “severas críticas” à decisão da Câmara dos Deputados de aprovar dispositivo que prevê a responsabilização de juízes e membros do Ministério Público, e afirmou que a aprovação pelo Congresso de uma nova lei de abuso de autoridade pode passar mensagem errada à sociedade no momento em que são investigados diversos casos de corrupção pelo país.

“Emendas da meia-noite, que não permitem uma avaliação por parte da sociedade, que não permitem um debate mais aprofundado por parte do Parlamento, não são apropriadas tratando de temas tão sensíveis”, disse Moro ao comentar o projeto aprovado pelos deputados.

“Tem que se tomar todo um cuidado para evitar a criminalização do exercício da jurisdição, o exercício da autonomia do Ministério Público e também da vinculação do agente policial à lei. Não digo isso por conta da Operação Lava Jato… mas digo isso porque esses são fundamentos nos quais se esteiam a nossa liberdade”, complementou.

Em resposta ao projeto aprovado pelos deputados, os procuradores integrantes da força-tarefa da Lava Jato afirmaram que podem renunciar caso o texto venha a ser sancionado pelo presidente Michel Temer.

Além das críticas ao projeto da Câmara, Moro  afirmou não considerar o atual momento adequado para aprovar uma nova lei de abuso de autoridade, como a que está em discussão no Senado.

(com Estadão Conteúdo e Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão

    Assiste a sessão, e se eu ouvi bem, o juiz Gilmar Mendes disse que a nossa legislação é mais que suficiente para combater a corrupção, então aí eu fiquei perplexo. Então, porque tanta corrupção no Brasil? Nossa legislação é arcaica, está fora da realidade do país, como por exemplo, o Código Penal, em que só porque o cara tem residencia fixa tá liberado. Como tudo se moderniza, até os crimes se modernizam, acho que a Lava-Jato é um avanço, acho que ela é dinâmica.

    Curtir

  2. Nelson Carvalho

    Qual a pressa Renan ??? hein ????

    Curtir

  3. Gilmar também disse que o momento era propício sim, ele parece não gostar do Moro. Mas, concordo, o momento é propício para acabar com o STF, punir severamente os Toffolis, Lewandowskis, Aurelio de Melos e outros, e terminar o vergonhoso e lamentável foro priveligiado.

    Curtir

  4. Opiniao Do Lutador Eduardo

    MEU PEDIDO M.O.R.T.E A PETRALHADA TEMOS QUE ACABAR COM ESSA DOENCA DO PAIS

    Curtir

  5. Carlos Marques

    Viva o Juiz Moro, um Herói do Povo Brasileiro! Um verdadeiro gigante, em meio a pigmeus asquerosos!

    Curtir

  6. Como bem disse o ex-senador Delcídio Amaral, Renan Calheiros é um cangaceiro; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não é confiável; o presidente do TSE, Gilmar Mendes, quer aparecer mais que o rei, e, pela sua postura, tem inveja do juiz Sérgio Moro. Até o tão festejado ex-ministro do STF Joaquim Barbosa também está gorando o juiz que comanda a Operação Lava-Jato. O povo brasileiro, portanto, está no bico do corvo. Se não reagir de forma enérgica para combater os malfeitos praticados pela maioria dos políticos, o país nunca vai sair dessa fossa.

    Curtir

  7. sebastiao ferreira cantarino

    Brasil, impunidade, corrupção, pobreza…e por aí vai. A musica PERFEIÇÃO da legiao urbana realmente é perfeita, como sempre foi, para este momento brasileiro. Quem não ouviu, que ouça.

    Curtir

  8. joao pereira de oliveira

    Para o JUIZ SERGIO MORO, o nosso apoio, esta ao lado desse ministro engavetador dos tucanos não deve se nada facil, mais força MORO.

    Curtir

  9. O que eu acho e acredito, é que esta Lei vem favorecer os políticos e as pessoas que estão envolvidas , nas falcatruas no nosso Brasil, desfalcaram a Petrobras, o BNDES , e outras instituições financeiras , e para se safarem da condenação querem calar a boca de quem esta com autoridades para combatê-los, isto pra mim é um absurdo, aos meus 71 anos de idade, não esperava isto de homens brasileiros que estão no poder para governar nosso Pais, que se seria do povo, para o povo, pelo povo, simplesmente ignoram as leis de direitos tão faladas por eles (políticos) e querem o continuísmo , do poder para mais e mais lesar o povo.

    Curtir

  10. Carlos Cezar Marques

    Carlos Marques 01 dez 2016 – 14h54

    Viva o Juiz Moro, um Herói do Povo Brasileiro! Um verdadeiro gigante, em meio a pigmeus asquerosos!

    (Assino embaixo.)

    Curtir

  11. Carlos Marques

    Obrigado, prezadissimo xará Carlos César Marques!
    Após Juiz Moro, a gente, finalmente, entendeu o que significa o Hino Nacional:
    “Se ergues da Justiça a Clava Forte,
    Verás que o filho teu não foge à Luta!”
    Abração!
    Carlos Marques

    Curtir

  12. JOÃO CARLOS FÉLIX DA SILVA

    Os politicos estão se aproveitando do momento de comoção nacional para aprovar suas bandalheiras para sufocar a Lavajato. Agem como ratazanas na calada da noite.

    Curtir

  13. housekeeping

    todos os casos que tem sido denunciados e descobertos são de roubos de valores altissimos para não dizer astronomicos e aí o crime se torna hediondo o que me parece que foi rejeitado; os politicos que roubam esses valores provocam sofrimentos e mortes de muitas pessoas, o dinheiro roubado não pode ir para educação, saude, etc, e os politicos naõ querem reconhecer que quem age dessa forma tenha que ter um tratamento duro mesmo ou estão tentando preservar a si proprios pra poder continuar roubando e sendo tratados com suavidade caso sejam descobertos. Sao os ladrões atuando em causa propria.

    Curtir

  14. Rogerio Simim

    Eu não acredito em mais nada que venha de Brasília, não dá pra saber ao certo quem é quem, neste caso, sou a favor de uma intervenção militar imediata até a possibilidade de novas eleições, inclusive, esse povo todo que transformou todo o congresso nacional eu uma banca de negócios, deveria ser expulsos e proibidos de ter qualquer ligação com adm pública para o resto de suas vidas. A ADM pública do Brasil precisa ser formatada!!

    Curtir

  15. Bem provável que hoje o Renan Calheiros tenha seu mandato cassado pelo SpTF

    Curtir

  16. Nelson Marchetto

    (“O diálogo é sempre preferível à hostilidade”, disse Renan,) Pois é… mas ontem ele queria votar requerimento de urgência para a maluquice que veio da câmara, ainda bem que foi derrotado, agora vem com essa fala mansa, o negócio dele é aprovar qualquer coisa que o livre da cadeia que é o seu lugar, agora vamos ver ao lado do Ministro Gilmar e do Juiz Moro se ele vai conseguir bancar o espertinho. E o “stf” que julgue logo o processo dele, estamos cansado das artimanhas dele no senado vamos decidir logo para que ele vire réu e possamos bota-lo no lugar dele, e ele já sabe qual é!!!

    Curtir

  17. Sérgio Moro temendo ser preso, afinal, é o rei do abuso de autoridade. Que definhe na cadeia.

    Curtir

  18. Carlos Cezar Marques

    Prezado xará Carlos Marques, o juiz Moro é um homem de muita coragem realmente. Não é para qualquer um enfrentar os poderosos quadrilheiros de Brasília. Parabéns à lava jato como um todo.

    Curtir

  19. Carlos Cezar Marques

    Abraços.

    Curtir

  20. antoinio feltron

    “”Soluções negociadas… sao sempre possíveis… por mais distantes que pareçam…”” ESSE TEOR É DE UMA CAFAJESTAGEM INACREDITÁVEL COM O POVO!!!! CANALHICE!!!!!!! LADROES ROUBAM E FAZEM AS LEIS PARA SEREM ABSOLVIDOS ANTES DE SEREM DENUNCIADOS E JULGADOS…

    Curtir

  21. Há Gilmar Mendes vai lamber sabão

    Curtir

  22. jeferson moreira correa

    Nunca vi um juiz ser punido com os mesmos parametros de um cidadao comum, a lei tem que ser para todos, sou a favor de mouro e lava jato , mas ninquem pode estar por sima da lei..

    Curtir

  23. Antonio freitas

    e tem gente que ainda acha que o Brasil tem futuro..!!…kkk..kk..

    Curtir

  24. Antonio freitas

    Por onde anda o presidente? … kkk ..kk eu gostaria de saber o que pensa o inútil..

    Curtir

  25. Luiz Carlos de Siqueira

    o que mais me indigna ‘e ver um mais mergulhado em crescentes e vultuosos casos de corrupção, onde os próprios corruptos quem decide se vão ou não para a cadeia!

    Curtir