Quem estava ao lado de Temer na hora do pronunciamento?

Em seu discurso mais duro contra o procurador-geral da República, presidente buscou mostrar que tem o apoio dos deputados para rejeitar a denúncia na Câmara

O relógio já marcava 15h30 e o presidente Michel Temer (PMDB) ainda não havia aparecido — o pronunciamento fora marcado para as 15 horas. A sala estava lotada de jornalistas e políticos desconhecidos — o mais “famoso” era o ministro do Turismo, Marx Beltrão (PMDB-AL), justamente um aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem atuado para sabotar o governo na votação da reforma trabalhista no Senado.

Alguns minutos depois, Temer entraria na sala à frente de um batalhão de parlamentares, boa parte do baixo clero da Câmara, os mesmos com os quais ele conta para barrar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva. Para se converter em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF), o processo precisa do aval de 342 dos 513 deputados — tarefa quase impossível levando em conta que o denunciado já presidiu três vezes a Câmara e comandou o PMDB por mais de 15 anos. Temer até aproveitou a ocasião para fazer uma graça: “Olha se eu fosse presidente da Câmara dos Deputados, eu faria uma sessão porque temos quórum, né? Depois, procurando demonstrar tranquilidade e leveza, como se não pesasse o fato de ser o primeiro presidente da história do país a ser denunciado no exercício do mandato, disse estar “agradavelmente surpreso” com o apoio “extremamente espontâneo” dos parlamentares.

Espontaneidade talvez não fosse a palavra certa para anteceder o discurso que vinha sendo preparado desde a semana passada. Que o diga o vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), que fez questão de posicionar duas deputadas ao lado de Temer — Elcione Barbalho (PMDB-PA), ex-mulher do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), e Rachel Queiroz (PSD-MG), a mesma que elogiou o marido prefeito de Montes Claros (MG) ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e um dia depois o viu ser preso numa operação da Polícia Federal. Antes de iniciar o seu discurso mais duro contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Temer percebeu a proximidade das parlamentares: “Agora sim uma companhia feminina”.

A imagem de Temer cercado por deputados e deputadas traz uma mensagem. Mesmo que seja desaprovado pela maior parte da população brasileira, segundo a última pesquisa Datafolha, ele ainda tem — ou busca mostrar que tem — o apoio do Congresso. E neste momento é só disso que ele precisa para continuar no cargo até o fim de 2018.

Veja quem estava ao lado de Temer no pronunciamento:

 

Deputados acompanham pronunciamento do presidente Michel Temer (Divulgação/Divulgação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Hermes Alves de Matos

    Esses presente, não são famosos e os outros são famosos por serem bandidos; quem quer que Temer fique não vale nada, quem quer a saída dele, nada vale; no fim… quem se lasca é o povo!

    Curtir

  2. Lucas Fernando Bueno Godoy

    Renuncia Temer!!

    Curtir

  3. JOSE CARLOS KLEINHAPPEL

    Deu 40?

    Curtir

  4. Eleonora Saramago

    A VEJA PETISTA ESTÁ TREMENDO
    POIS O TEMER PODE NAO CAIR
    SE TUDO NAO PASSASSE DE UMA TRAMÓIA SE PODERIA LEVAR EM CONTA OS ARGUMENTOS
    MAS COMO TUDO QUE ESTA SENDO FEITO TEM A MÃO DE PETISTAS NOTORIOS
    JANOT FACCIN CARMINHA…
    NAO VAI ROLAR
    OS DE BEM QUE NAO SAO TROUXAS DE COMUNISTAS PREFEREM UM MAL MENOR A UM MAIOR
    FICA TIOZINHO MÃO LEVE
    FORA LADROAGEM NARCOTRAFICANTE QUE ENTREGOU O PAIS PRÁ COMUNISTADA NACIONAL E INTERNACIONAL

    Curtir

  5. Sergio Catharino

    Analisando a auto defesa do “Tremer” eu me pergunto se as mãos dele tem vida independente que expressam alguma verdade!

    Curtir

  6. wilmar arnold

    Nao vai ter golpe. Temer vai permanecer como presidente até a posse do Bolsonaro. O Jararaca por sua vez poderá ser presidente do sindicato dos corruptos de Piraquara.

    Curtir

  7. Leandros Parker

    Uma temer idade! Temer tem que se mancar um pouco quanto à corriola que o segue.

    Curtir

  8. Gênesis Soares Da Silva

    SÓ GENTE BOA…

    Curtir