Quais são as cidades brasileiras que podem ter neve nesta segunda

A massa de ar polar que gelou Santiago avança pela América do Sul; para que a neve seja formada, é preciso haver a combinação de umidade e frio

Uma massa de ar polar que chega ao Brasil no começo desta semana pode trazer neve para duas cidades catarinenses: Urupema, de 2.400 habitantes, a 198 km de Florianópolis, e São Joaquim, com população de 26,5 mil, e a 230km da capital catarinense. Quem está em férias viajando pela região pode ter a oportunidade rara de conferir o fenômeno.

Essa não seria, porém, a primeira neve do ano nessa região. Os primeiros flocos no Estado foram vistos no Morro das Antenas, em Urupema, e na sequência em São Joaquim, no mês passado. As duas cidades têm temperaturas médias anuais amenas, ou baixas, se a comparação for feita com regiões mais quentes do país. Urupema registra a média de 14ºC no ano (chegando a -14ºC na relva, no inverno) e São Joaquim fica com a média anual de 13,5ºC.

Dessa vez, a massa de ar polar que derrubou as temperaturas em Santiago, no Chile, avança pela América do Sul e deve gelar o sul do Brasil nesta segunda-feira, segundo o site do Climatempo.

Para que a neve seja formada, é preciso que o frio que chegará a Santa Catarina, ao Paraná e ao Rio Grande do Sul seja acompanhado de umidade.