Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

PT e PSDB: unidos contra Celso Russomanno

Nos últimos dias de campanha, cabos eleitorais dos dois partidos adversários saem às ruas com a mesma missão: tirar votos do candidato do PRB

Por Da Redação
5 out 2012, 09h57

Oito mil cabos eleitorais do PT e 1.500 da coligação do PSDB receberam a missão de abordar moradores da periferia e tentar convencê-los de que o candidato Celso Russomanno (PRB) vai aumentar a tarifa de ônibus para quem mora longe do centro. A blitz de partidários do petista Fernando Haddad (PT) e do tucano José Serra (PSDB) é a aposta para tentar reverter o voto em Russomanno nos extremos leste e sul de São Paulo nos últimos dias antes da eleição de domingo.

Leia também:

Celso Russomanno a VEJA: “Eu dou audiência”

Russomanno irrita eleitores com SMS de campanha

Ícones da Máfia dos Fiscais apoiam Russomanno

Russomanno se irrita ao ser questionado sobre a Universal

Cada campanha de vereador do PT também está orientada a atacar a promessa do rival que propõe tarifa diferenciada, de acordo com a distância percorrida. Estão sendo distribuídos nos próximos três dias 400.000 folhetos da campanha de Haddad que atacam a proposta de Russomanno. No extremo sul, o vereador Milton Leite (DEM), ligado a cooperativa de perueiros e integrante da coligação de Serra, orientou sua equipe de 1.500 “visitadores” a apontar os problemas da proposta de passagem progressiva apresentada por Russomanno.

Um dirigente petista afirma ter distribuído “muita gente” em Cidade Tiradentes, M�Boi Mirim, Guaianases. Uma das táticas, afirma, é colocar nas ruas “pessoas do partido que tentam puxar o assunto da promessa (de Russomanno) de forma espontânea”, na fila do supermercado, dentro dos ônibus e do Metrô. Cada cabo eleitoral petista recebe cerca de 800 reais por mês.

Além do trabalho nos bairros mais distantes do centro, a ordem dentro da campanha é para que todo o material novo de propaganda que for confeccionado pelos vereadores nesses últimos dias tenha a foto de Haddad em “tamanho bem visível”.

Na zona sul, Milton Leite comanda a operação contra Russomanno. A campanha do vereador é uma das maiores entre 1.227 candidatos a vereador na capital. “Meu pessoal fala com os eleitores sobre a proposta da passagem progressiva do Russomanno e mostra que a população que mora mais longe vai pagar mais caro para andar de ônibus. Isso derruba ele”, disse Milton Leite. O vereador do DEM diz que recebeu uma orientação da coordenação de campanha de Serra para desconstruir a imagem e as propostas de Russomanno. Os tucanos não confirmam que tenham feito recomendações específicas aos cabos eleitorais de sua coligação.

Desde que passou a ser alvo dos seus maiores adversários, Serra e Haddad, Celso Russomano vem sofrendo uma queda livre nas pesquisas de intenção de voto. Ele tinha 35% da preferência do eleitorado em 19 de setembro, de acordo com o Instituto Datafolha. Agora, tem 25% e está tecnicamente empatado com José Serra, que tem 23%. Haddad está em terceiro, com 19%.

Continua após a publicidade

Reação – Na tentativa de estancar a queda nas pesquisas, Russomanno, gravou mensagem de telemarketing na qual pede votos e volta a explicar a proposta da tarifa de ônibus proporcional, bombardeada pelos adversários.

Serão disparados entre esta sexta-feira e sábado 1,4 milhão de telefonemas. Além do telemarketing, a campanha produziu 1 milhão de folhetos, nos quais tenta convencer o eleitor sobre a proposta da tarifa proporcional.

Em outra frente, começou a distribuir um folheto – com tiragem de 5 milhões de exemplares – no qual lista dez motivos para o eleitor votar no candidato. A medida foi uma reação aos panfletos distribuídos pelas campanhas de Haddad e Serra, que atacam Russomanno. No material do tucano, são descritas dez razões para não votar no candidato do PRB.

(Com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.