Propineiro do PMDB decide falar, e Lava Jato chega a Renan

Felipe Parente, o homem da mala, fez acordo de delação para contar como levava dinheiro da Transpetro a Renan Calheiros e outros caciques peemedebistas

Em sua caçada montante, a Operação Lava-Jato nunca esteve tão perto de capturar o terceiro homem na linha de sucessão da República: o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, que preside o Senado Federal. VEJA teve acesso a um despacho sigiloso do ministro Teori Zavascki, cuja leitura traz quatro revelações:

• O homem da mala do PMDB, o empresário e advogado Felipe Rocha Parente, fez um acordo de delação premiada e apresentou cinco anexos, como são chamados os itens que compõem a lista do que o delator pretende detalhar.

Em um dos cinco anexos, Parente conta que entregava propinas para a cúpula do PMDB. Eram fruto de dinheiro desviado da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Entre os beneficiários das propinas saídas da Transpetro, estão Renan Calheiros e seu colega de Senado Jader Barbalho, do PMDB do Pará.

O anexo de Parente ainda precisa ser comprovado no curso da delação, mas já foi confirmado por pelo menos três delatores.

As revelações do despacho de Teori jogam luz sobre um dos momentos mais barulhentos da Lava-Jato, ocorrido entre maio e junho passado.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Em outro comentário disse: “Canalheiros tua batata ta assada”…. Ledo engano , Canalheiros tua batata tá frita!

    Curtir

  2. alfredo carlos gomes

    jogou pedra no Leão , agora aguenta

    Curtir

  3. jose jorge rodrigues lopes

    Poxa!, que golpe na quadrilha.

    Curtir

  4. Jeronimo C. Borges

    O modelo dos manda chuvas que tomaram conta do país graças às COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS , está mais que provado que não funciona. É como um chefe de família que não dá conta de administrar a casa. Com tantos partidos não há oposição e sim coligações para sempre os mesmos políticos comer quietos. Assim nada adianta a Joice, Marco Antonio Villa, Datena e outros ficarem com a mesma ladainha.

    Curtir

  5. É esse tipo de arrogante prepotente e criminoso que precisamos banir da politica, como pode se eleger uma pessoa assim, esse sistema eleitoral de voto proporcional tem que acabar…
    E agora a tempestade tá ai né batendo na porta kkk prepotente, toma…

    Curtir

  6. Luiz Carlos Della Vecchia

    Quando o assunto é corrupção e bandidagem, Renan não pode ficar de fora, tem cadeia sim, tanto para ele como para os chefões Lula e Dilma.

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    É sim, não que seja bom ter tantos partidos, mas, se o chefe da família é um terrorista corruPTo, Oque vai ser da sua prole!?

    Curtir

  8. Fábio Luís Inaimo

    Foi o próprio PT que promoveu e fomentou a proliferação dos partidos, muito porque ficava mais fácil corromper e ter mais tempo na mídia para sustentar suas mentiras.

    Curtir

  9. É o mal do atual sistema presidencialista . Temos que lutar urgentemente pelo parlamentarismo. É a única saída para o país.

    Curtir

  10. Flavio Oliveira Melo

    É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

    Curtir

  11. Olivio antonio dos Santos

    Lamentavelmente, se o caso ficar no supremo, permanecerá inerte até o final de seu mandato.
    Só funcionará se for encaminhado para o Moro.

    Curtir

  12. Fábio Luís Inaimo

    Quer dizer oque, vamos fazer como na china, chega de democracia, viva a ditadura!? Ademais quem é que acredita nos números da china?! Só Petralhas mesmo!!

    Curtir

  13. Osmerivaldo de Sa Alves

    Por que será que Renan livrou a descerebrada Dilma de ficar 8 anos sem exercer cargos públicos? Ele espera ter o mesmo tratamento quando for apeado do cargo. Esperamos que a senhora Carmen Lúcia nao tenha “rabo preso” como o antecessor dela, aquele que nao c.. na entrada, mas c.. na saída (nada haver com o ditado preconceituoso antigo), quando dividiu o processo do impeachment em dois para beneficiar Dilma, esperando ter os votos do PT na aprovação dos salários do judiciário.

    Curtir

  14. Micky Oliver

    JÁ ERA TEMPO!!!!! ESSE CANALHA, LADRÃO JÁ DEVERIA ESTAR NA CADEIA E COM TODOS OS SEUS BENS FRUTOS DE ROUBO, DEVOLVIDOS AO ESTADO!

    Curtir

  15. Isto também confirma que a pizza estrá assando em Brasília? tentarão mas o resultado pode ser bastante imprevisível, brincam com fogo.

    Curtir

  16. ÁGUIA ATENTA

    Até que em fim começaram a chegara na escória de outros partidos que davam suporte a organização criminosa chamada PT. O MP tem que agir rápido, porque se não eles aproveitam que o foco está no PT e manobram no congresso para barrar a lavo jato.

    Curtir

  17. Renan, Edson Lobão, Sarney, Romero Jucá, quadrilheiros!

    Curtir

  18. chama a pedalada Renan kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a casa caiu mortadela.

    Curtir

  19. Denilson Rodrigues

    Resumindo: Não vai dar em nada.

    Curtir

  20. Alvaro Parahyba

    PT, PMDB e PSDB sāo os maiores responsaveis por esta situaçāo caotica do Brazil. Esses quadrilheiros precisam entender que eles nao sao donos do pais. Cadeia para todos eles…

    Curtir

  21. Leandros Parker

    Mesmo com essa revelação continuarão ainda engavetados os inquéritos sobre Renan?

    Curtir

  22. Leo Pensamento Livre

    Não tenho esperanças de viver em um Brasil melhor. Tudo isso é apenas festin, esses ladrões não podem continuar a nós condenar a morte.

    Curtir

  23. Carlos Silva

    Infelizmente o Brasil esta falido, graças aos politicos que temos, não defendo nenhum partido e nenhum politico, sei que tem alguns honestos, mas temo que a solução sera, novamente, os militares

    Curtir

  24. Nelson Marchetto

    Ótimo que estamos chegando aos coronéis e caciques das Alagoas, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba que ficarão livres como nós, das garras e mãos sujas desse bando que se diz “politicos” mas não passam de meliantes dos mais sórdidos porque assaltaram nossos cofres, que o “stf” apresse os tramites e mande prende-los antes que destruam provas como fez lula!!!

    Curtir

  25. Francisco Saraiva da Silva

    Eu tinha certeza que o RENAN, assim como o “cheirador” AÉCIO, o F.H.C. e muitos outros “safadões” c/ “o rabo preso”, acabariam sendo “descobertos”. E eu VOTARIA neles todos, porém para ser, um deles, o líder dos demais, numa cela de alguma prisão (de segurança máxima), sem direito a qualquer privilégio. Chupem, canalhas!

    Curtir

  26. Essa “inguia ensaboada” nunca sera pego… triste!

    Curtir

  27. Noel Samways

    Todos os envolvidos na corrupção generalizada que assolou o País nesses últimos anos, certamente não esqueceram da regra incontornável de que, mais dia menos dia, a verdade toda aparece. É a secretária, é o caseiro, é o mordomo, é o motorista, é o caixa do banco, é o emissário que foi mal remunerado pelo “trabalho” etc. etc. Nos dias de hoje, a regra para eles deveria ser a absoluta honestidade ou então “marcar reunião por telefone, em lugar errado”, como dizia Tancredo…

    Curtir

  28. Luiz Valdir Rodrigues de Oliveira

    eu em outro comentário falei que os dias se abreviavam seu Renan e está chegando

    Curtir

  29. Gilson Carvalho

    Sera que 3a feira o STF cassa elecdo Senado e na 4a feira esta com o Moro

    Curtir

  30. Renan querido
    Seus dias estão contados, assim como os seus fios de cabelo!!

    Curtir

  31. Maximiliano Costa

    E é esse cara que, vezes por outra, se põe a dar lições de republicanismo e democracia no senado!!!!! Como nosso sistema criou bandidos do colarinho branco dissimulados!!!

    Curtir

  32. Nathan Khornnes

    Esses politicos “cara de pau”. ousados, petulantes, cinicos, pensam que a populacao brasileira e’ burra. Sim, existem brasileiros esclarecidos que nao engolem essas mentiras deslavadas. Eles nao vao longe com essa cara de pau que eles tem. Araruta tem seu dia de mingau. Um recado para o Sarney, o monstro do Maranhao e o pau de arara metido a sebo Renan Calheiros. Deveriam ser mortos, assassinados em via publica a bem do Brasil. Canalhas, ladroes, desprovidos de moral e caráter. Desenhorados e desprezíveis. Voces nao perdem por esperar o seu dia, vigaristas.

    Curtir

  33. Fábio Luís Inaimo

    Tenho a impressão que os petralhas se viram falando sozinhos no 247 e na carta capital e resolveram vir aqui encher o saco. Digo isso porque tentar colocar todos os políticos na mesma lama em que o PT e o PMDB chafurdam é velha tática petralha.

    Curtir

  34. Luciano Neves

    Chegar em Renan e puni-lo com algumas décadas de cárcere privativo, seria uma glória ao povo à Justiça do Brasil. Trata-se da pior escória da recente história do submundo do crime organizado sendo desbaratado no país. Boa notícia.

    Curtir

  35. Edison Rudolfo Galitzki

    vamos ver como o cangaceiro fará para “fatiar” esta!

    Curtir

  36. Sonia Vieira

    Eu realmente não entendo como pode essas pessoas ainda continuarem com seus cargos públicos, como se nada tivesse acontecendo. Isso é revoltante.

    Curtir

  37. BRASIL! BRASIL! BRASIL!

    Curtir

  38. Arantes Jorge

    PMDB e PSDB está tão enrolado na sujeira quanto o PT, o Brasil precisa de uma faxina geral. Fora Temer, fora ladrões

    Curtir

  39. Wagner Nogueira Santos

    Estes vazamentos tem por objetivo “melar” as VERDADES e são feitos propositalmente, para que as denúncias se tornem ILEGAIS e os bandidos se livrem da prisão. Aguardem dia 05-Set, o STF ordenará que ninguém mais será prêso … aí os MILITARES estarão de VOLTA para fazerem a LIMPEZA !

    Curtir

  40. Fábio Luís Inaimo

    acabei de falar, vem então um petralha e confirma a tática

    Curtir

  41. Wagner Nogueira Santos

    Srs. jornalistas, vocês poderíam me explicar porque TODOS os Generais Presidentes entre 1964 e 1985 (Castelo, CostaeSilva, Médici, Geisel e Figueiredo) PROGREDIRAM o Brasil e morreram pobres enquanto TODOS os POLÍTICOS Presidentes ROUBARAM e ficaram MILIONÁRIOS e escarneceram o povo ?

    Curtir

  42. José Carlos

    É verdade nós estamos felizes porque estamos vendo que finalmente a justiça esta sendo feita para todos.E eles os corruptos ainda esboçam desaforo como se fossem pessôas diginas.Via o Dr. Moro viva o nosso Brasil e cadeia neles.

    Curtir

  43. Finalmente!!!!!!!

    Curtir

  44. Francisco Lemos

    Aqui pra nos, pelo nivel desses sujeitos (politicos, juizes, etc..) alguem ainda confia nas urnas eletronicas??
    Nao se trata de hackers, apesar de essas urnas serem super atradas.
    Mas, quem tem as chaves mesmo? Quem garante? Levandowsky?????
    KKKK
    Pobre Brasil…

    Curtir

  45. JOSÉ ROBERTO DE LIMA MACHADO

    Pelo visto, o “Grande Líder”, será o último.Coitado dos presos.Com todo esse pessoal lá dentro, logo serão explorados, enganados e roubados.

    Curtir

  46. José Antonio Sanches

    Esse canalha nunca deixou de estar em todas falcatruas, desde o Governo Collor.

    Curtir

  47. Com todo respeito que tenho pela Veja, acho que vocês prestam e de-servico a Nacao antecipando fatos que depois podem prejudicar o andamento do processo. Isso é furo? Furo na agua.

    Curtir

  48. Que o Renan é um criminoso já sabemos há muito tempo. Mas, a ‘justiça’ neste país é muito benevolente com tipos como ele. E ainda por cima existe o imundo foro privilegiado. E nós? Aceitamos tudo isso como carneirinhos.

    Curtir

  49. José Carlos Lopes de Oliveira

    Não entendo tamanha surpresa de certos jornalista quando dizem finalmente que o Renan está envolvido em falcatruas. Ele é a falcatrua na sua essência mais pura. Surpresa seria se fosse considerado gente decente.

    Curtir

  50. jose milton mascarim

    Vai estar sob decisão do STF, vai demorar e muito.
    Se tivéssemos um ministro ao nível de Moro, temos a certeza que muitos políticos (foro privilegiado) teriam um julgamento imediato, com procede o MPF principalmente de CTBA.

    Curtir