Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Problemas do Enem derrubam presidente do Inep

Os problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o vazamento da primeira versão do exame, levaram Reynaldo Fernandes a pedir demissão da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) que aplica a prova. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela assessoria de imprensa do Inep.

De acordo com a assessoria, a demissão de Fernandes aconteceu após um acordo com o próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, que já aceitou o pedido. “Este foi considerado o melhor caminho para o Inep neste momento, para a reestruturação do órgão”, afirmou a assessoria.

Fernandes continuará na presidência do Inep até a publicação da exoneração no Diário Oficial, o que deve ocorrer na semana que vem.

A fraude no Enem causou confusão e atrapalhou a vida de estudantes no país todo. Após o furto do exame na gráfica, em outubro, que motivou a remarcação do exame para dezembro, várias universidades desistiram de adotar a nota da prova no vestibular.