Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preso há oito meses, Palocci tem novo habeas corpus negado no STF

Ministro Luis Roberto Barroso também rejeitou pedido da defesa para que a Corte apresse julgamento de outro recurso, enviado por Edson Fachin ao plenário

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou incabível um habeas corpus pedido pelo ex-ministro Antonio Palocci, preso há oito meses pela Operação Lava Jato em Curitiba, e do ex-assessor do petista Branislav Kontic, apontado por investigadores como operador de uma conta abastecida por propina da Odebrecht.

Para Barroso, no entanto, não há ilegalidade flagrante ou abuso de poder que permita a concessão da ordem de habeas corpus. Além da concessão de liberdade, Palocci e Kontic queriam que o relator determinasse a realização imediata de julgamento dos pedidos de liberdade que eles haviam feito em ações que já tramitavam paralelamente na Corte.

Os advogados de ambos alegaram excessiva demora para julgamento dos pedidos de liberdade dos pacientes. A defesa de Palocci também criticou a decisão do ministro Edson Fachin de levar o julgamento do habeas corpus ao plenário, e, não, à Segunda Turma do STF. Este pedido também foi negado por Barroso, alegando que a jurisprudência do Supremo não admite a impetração de habeas corpus contra decisão de ministro da Corte.

Palocci e Kontic foram presos preventivamente e denunciados pelos crimes de lavagem de dinheiro em uma ação penal que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região revogou a prisão preventiva de Kontic – que se encontra em prisão domiciliar -, mas manteve a de Palocci.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. silvio teixeira filho

    Independente de qualquer coisa o Sr. Palocci sabe de todo esquema de corrupção existente no Brasil e se continuar detido vai fazer a delação, contando e revelando os envolvidos no esquema que quebrou o Brasil. Nós, enquanto povo, merecemos saber de toda a verdade.

    Curtir

  2. Palocci Não é José Dirceu!!!Vai ter que delatar para se ver livre das grades!!!Lula sempre descartas o baixo clero da sua anarquia!!!

    Curtir

  3. Paulo Santos

    A moda agora é bandido escolher quem o julgará. Foi assim com o Lula “quase” ministro por conveniência e segue-se uma fila de políticos de vários partidos. Todo mundo quer a segunda turma do STF. Deve existir uma explicação. Qual seria ? Penso que toda a sociedade deveria ficar perplexa com essa segunda turma.

    Curtir

  4. Tadeu Passarelli

    “EXCESSIVA DEMORA”????? ONDE??? Demora DEMAIS para condenar, isso sim! PRESCREVE SEMPRE pulhas malditos, “gente” nefasta porcalha!!!! Sentados nos processos, VOCÊS PAGARÃO POR ISSO!!!! FIQUE PRESO PARA SEMPRE, paloffi. E o lladraváz?????

    Curtir