Polícia Federal prende prefeita de Ribeirão Preto

Operação Mamãe Noel, que prendeu a prefeita Dárcy Vera, apura crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e corrupção ativa e passiva

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), foi presa na manhã desta sexta-feira em sua casa, na cidade do interior paulista, na Operação Mamãe Noel, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco). Segundo a PF, a nova operação apura crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa e passiva, entre outros.

A ação cumpre mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e bloqueio de bens em três cidades do Estado de São Paulo, e é a segunda fase da Operação Sevandija, iniciada em 1º de setembro, que apura o desvio de um total de 203 milhões de reais nos cofres públicos da cidade do interior paulista. O pedido de prisão de Dárcy foi feito pela Procuradoria Geral do Estado.

Leia também:
Relatório da PF conclui que houve vazamento do ENEM, diz MPF
STF torna Renan Calheiros réu por peculato
Odebrecht admite práticas impróprias e pede desculpas ao país

O nome “Mamãe Noel”, é uma referência às evidências de que a ex-advogada do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão Preto Maria Zuely Librandi repassou, entre 2013 e 2016, mais de 5 milhões de reais aos demais denunciados, em dinheiro e cheques, desviados da prefeitura de Ribeirão Preto.

O esquema de desvio no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais foi descoberto acidentalmente nas investigações da Operação Sevandija, que envolveram interceptações telefônicas, análise de milhares de documentos e investiga o pagamento de propina para a liberação de honorários advocatícios. Por conta do plano Collor, o Sindicato dos Servidores venceu uma ação de 800 milhões de reais contra o poder público.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sindicato é antro de criminosos.

    Curtir

  2. Caipira ladra, corrupta e criminosa, vamos ver se vai permanecer em cana, ou vão coloca-la em liberdade pra usufruir o fruto do roubo, justiça de babacas.

    Curtir

  3. Ha lá devolveram o dinheiro roubado pelo collor, esse Brasil da politica fede, sabe-se lá quantos usaram o mesmo ardil…Sindicato tem sempre crimes a esclarecer alguém ai investigue todos…

    Curtir

  4. Gilberto Goes Junior

    Sindicato é Mafia Legalizada,prendam essa salafrária e devolva tudo que Roubou,ou o Crime aqui Compensa

    Curtir

  5. Napoleao Gomes

    Oh guilhotina, como eu a admiro!

    Curtir

  6. Nelson Carvalho

    Até quando vamos ter essa vergonha de milhões de sindicatos mamando nas costas do governo e dos trabalhadores ???

    Curtir

  7. Por que não colocaram o partido dela?? Não entendi!!

    Curtir

  8. JOSIMAR SAMPAIO

    Será q é coincidência? Ela faz parte do LISTÃO da Odebrecht q acabou de sair, cadeia nela!!!!!

    Curtir

  9. Adolfo de Souza Filho

    É a prefeita do Guarujá, quando vão prender.
    Fazenda de criação de cavalos… apartamentos em Santos, etc
    Polícia federal, verifique.

    Curtir

  10. Aldo Pavão Júnior

    A Calanga vai para o cárcere. Estamos seguindo em frente!

    Curtir

  11. Isso e apenas um pingo d’agua no oceano de corrupcao e bandalheiros neste pais. E porisso que o Brasil sempre viveu na miseria e viverah porque a maioria e composta de analfabetos e os alfabetizados diplomados pela lavagem cerebral. Nao existe saida, estamos perdidos.

    Curtir

  12. E agora, as feministas não vão ficar estéricas de raiva com essa prefeita? Pois todas as mulheres andam sendo mal representadas por algumas que chegaram ao poder. Falam mal dos homens, e das mulheres que saem do caminho da legalidade? As balanças têm de ser justas, não dois pesos e duas medidas.

    Curtir

  13. O vagabundo lulladrão usou o sindicato dos metalúrgicos para enriquecer e destruir as vidas de milhares de trabalhadores, usou o sindicato para roubar o dinheiro dos trabalhadores, porque o lulladrão é um ladrão, um bandido.
    Todos os sindicatos deste país são antros de ladrões, vagabundos, bandidos, que roubam os trabalhadores, roubam o país e sustentam pelegos bandidos que enriquecem sem trabalhar.
    Essa vagabunda prefeita ladrona tem que apodrecer na cadeia, junto com os vagabundos do sindicato.

    Curtir

  14. Pietro Muniz Giotto

    Polícia Federal, ou melhor, milícia federal. Prendam pelo menos um político do PSDB. Assim fica difícil acreditar na imparcialidade de vocês. A PF prende políticos de vários partidos, menos do PSDB. Essa prefeita de RP, teve total apoio do Geraldo Alckmin nas eleições.

    Curtir

  15. O corrupção em Ribeirão Preto, desde a era Palloci.

    Curtir

  16. Cena mais bonita que político ladrão andando no camburão não há

    Curtir

  17. Ninguém vai falar do partido dela? hahahahahahahaha

    Curtir

  18. volta logo periodo militar

    Curtir

  19. Nathan Khornnes

    Lastimável discípula do mestre em falcatrua, Antonio Palocci. Daqui a pouco ela estara’ solta, pois o Brasil tem um judiciário corrompido, fajuto, nao merece a nossa confiança. Todos os Três Poderes da infeliz nação estao degenerados pelos ladravaz do Legislativo e um Judiciario com procedimentos inoperantes.

    Curtir

  20. Alberto Lopes Lapolli

    Me expliquem..que é isso???câncer da ética e do caráter..não é possível tantos casos em tão pouco tempo..em País normal do mundo isso seria possível..

    Curtir

  21. Caipira ladra, cana nela.

    Curtir

  22. Marco Valverde

    Vamos ver se pelo menos ela passa o natal e a virada do ano na cadeia. De qualquer forma espero que exista um inferno para receber esta delinquente.

    Curtir

  23. A coligação “Seguindo em Frente” de Dárcy Vera, além do seu partido, o PSD, contou com o apoio das legendas: PRB, PC do B, PDT, PHS, PMDB, PP, PPS, PR, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PSL.

    Curtir