Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia Federal prende Juquinha, ex-presidente da estatal Valec

Ele é investigado por lavagem de dinheiro em obras da Ferrovia Norte-Sul pela Operação De Volta aos Trilhos, deflagrada na última semana

José Francisco das Neves, ou Juquinha das Neves, ex-presidente da estatal Valec, foi preso preventivamente pela Polícia Federal nesta sexta-feira, em Goiânia. Ele é acusado de lavagem de dinheiro na Operação De Volta aos Trilhos, deflagrada no dia 25 de maio, que investiga fraudes nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Naquela data, o Ministério Público Federal (MPF) já havia pedido a prisão de Juquinha, mas a solicitação foi negada pela Justiça, que considerou não haver provas suficientes. Agora, com um novo pedido dos procuradores, o juiz decidiu rever a decisão.

A operação é um desdobramento da Lava Jato e uma nova etapa das operações O Recebedor e Tabela Periódica. As investigações baseiam-se em acordos de colaboração premiada assinados com o MPF pelos executivos das construtoras Camargo Corrêa e da Andrade Gutierrez, que confessaram o pagamento de propina a Juquinha das Neves.

Na ocasião em que ocorreu a deflagração da operação, o filho do ex-presidente da estatal, Jader Ferreira das Neves, foi preso. Ele e o pai já haviam sido condenados neste ano em outra operação, Trem Pagador, a, respectivamente, 7 e 10 anos de reclusão, por formarem quadrilha e lavarem aproximadamente 20 milhões de reais provenientes da prática de crimes de cartel, fraudes em licitações, peculato e corrupção nas obras de construção da Ferrovia Norte-Sul. Os dois aguardavam o julgamento dos recursos em liberdade.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. E agora… qual será o juiz que irá soltar o “inocente”…..prender prendem e depois soltam…..corrupção em todos poderes …só notícias de políticos e “otoridades”corruptos criminosos…at[e no STF ou melhor no SCF….Supremo COVIL Federal……….

    Curtir

  2. José Antonio Debon

    A cerca de 3 anos a Veja divulgou uma reportagem a esse respeito, informando que o grupo do juquinha sabedor do traçado da ferrovia comprava as terras por X e depois as mesmas eram desapropriadas por 10X.

    Curtir