Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia apreende 112 motos e 34 carros em favela dominada por quadrilha que saqueou depósito no Rio

Após roubo de mais de 190 motos em depósito do governo estadual, Polícia Civil fez operação em complexo de favelas comandado por mentor da ação

Nove dias depois de traficantes zombarem da segurança pública invadindo e roubando quase duas centenas de motos de um depósito do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Polícia Civil, enfim, deu uma resposta. Durante mais de oito horas, 300 agentes fizeram um cerco nas favelas do Complexo da Pedreira, no bairro de Costa Barros, e mergulharam na ilha de crimes comandada pelo traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy. Lá, apreenderam 112 motos, 34 carros e dois caminhões durante a operação que resultou na prisão de dois criminosos e a morte de um outro, ainda não identificado.

A partir de agora, a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), vai fazer um cruzamento de dados com a lista de motos que foram levadas na madrugada do último dia 31. Resta, agora, o Detro entregar essa relação à polícia que, por enquanto, após quase duas semanas, não existe. Nos últimos dias, imagens feitas por celulares e reveladas pelo site de VEJA mostravam a farra dos criminosos desfilando pelas ruas do subúrbio carioca em comboios, sem serem incomodados. Pelo menos 193 motos foram roubadas do depósito do Detro na virada do ano.

A investigação iniciada pela 40ª DP (Honório Gurgel) detectou que o grupo era comandado por Playboy. Depois que o caso tomou o noticiário, o criminoso mandou devolver 97 motos. De acordo com agentes, o próprio chefe da quadrilha esteve presente no dia do saque dizendo se tratar de uma distribuição de presentes de Natal para os moradores da região. “Nosso levantamento, agora, será no intuito de identificar cada uma dessas motos e saber se foram roubadas no Detro ou em outro assalto”, afirma o delegado Pedro Medina.

Mas não é somente de tráfico ou do roubo de veículos que vivem os criminosos. Dali do Complexo da Pedreira partem também os ‘bondes’ que atacam caminhões nos arredores da Rodovia Presidente Dutra. Em setembro do ano passado, uma reportagem de Veja revelou que a região da Pavuna é a campeão mundial de roubo de cargas. Na semana passada, o novo delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), Marcelo Martins, assumiu a unidade com a missão de desmantelar a quadrilha de Playboy: “Se eles atacam tanto os caminhões em busca do que tem lá dentro, é porque tem um mercado clandestino que se abastece desse produto criminoso. Então, uma de nossas prioridades será, justamente, bater em cima dos receptadores”, diz Martins, que na ação de hoje recuperou equipamentos eletrônicos e computadores, material avaliado em cerca de 300.000 reais.

Leia também:

Vídeos mostram bandidos desfilando com motos roubadas

Novo líder do Choque era o favorito de coronel exonerado

Oficiais da PM do Rio incitaram pancadaria contra black blocs