Planalto dará presente bilionário às teles

Um escândalo silencioso: governo e Congresso articulam perdão de multas e a transferência de milhares de bens dos contribuintes a empresas de telefonia

O Planalto vestirá sua melhor roupa para a festa desta terça-feira. Haverá a cerimônia de sanção do projeto de lei que moderniza as regras do setor de telecomunicações, ainda gerido por normas defasadas dos anos 90. No pacote, o governo está dando de bandeja às teles um patrimônio bilionário — coisa de 20 bilhões de reais, pelas estimativas mais modestas —, exatamente num momento de penúria e no qual se pede tanto sacrifício para o ajuste das contas públicas. Paralelamente, promove-se um perdão de outros 20 bilhões de reais em multas dessas mesmas teles, totalizando um presentaço fenomenal de 40 bilhões de reais em bondades. A maior agraciada com o pacote natalino é a enrolada Oi.

Veja também

 

 

O jabuti é assim: originalmente, quando os contratos das teles terminassem, em 2025, todas teriam a obrigação de devolver à União parte do patrimônio físico que vinham usando e administrando desde a privatização. São milhares de imóveis, além de carros, antenas, torres, cabos, instalações, redes. Agora, sob as “regras modernizadoras”, todo esse patrimônio, em vez de ser devolvido aos contribuintes como originalmente previsto, será incorporado pelas teles, com a condição de que elas invistam o valor equivalente em seus negócios. Quem não adoraria um presente assim?

A questão, neste momento, é avaliar o exato valor desse patrimônio. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União informa que o valor total pode passar de 100 bilhões de reais — uma fortuna capaz de aliviar em um ano até o déficit da Previdência.

Colaborou Marcelo Sakate

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pablo Nilton Campos

    Depois quer que os contribuintes entendam a reformas dos gasto na saúda, educação e da previdência.

    Curtir

  2. housekeeping

    os governantes, os tres poderes, trabalham com a variavel de que o povo é fraco e não se mobiliza pra valer

    Curtir

  3. sidney abreu

    Bondade com o dinheiro alheio é muito bom….. Não sei como esses ditos ” representantes do povo ” se olham no espelho e não sentem vergonha… Não me interessa quanto poder ou dinheiro eles possam ter, faltam-lhes algo que em mim e na maioria do povo tem, HONRA E CARÁTER. Isso ninguém compra ou rouba, simples assim.

    Curtir

  4. daniel camilo do rosario

    Para isso foi aprovada a PEC do teto: sobrar dinheiro para dar às empresas amigas e ganhar um “pixuleco”. Ô povo bobo somos nós, brasileiros. Acreditamos e aceitamos tudo feito cordeirinhos.

    Curtir

  5. George Brandão

    Estes canalhas estão brincando com fogo, uma hora vão se queimar. Estão esperando a população invadir brasília e espancá-los empraça pública. Essa hora vai chegar.

    Curtir

  6. é o brasil passado a limpo kkkkkkkkk

    Curtir

  7. Deildo Nero Da Silva Deilton

    o político deste país trabalha para os ricos parabéns pela gestão políticas senhores políticos do Brasil!!

    Curtir

  8. eber alves da rocha

    Panfletagem em ação! Essa é a intenção do texto acima. Em resumo, se não tem cérebro use outra parte do corpo.

    Curtir

  9. Maria De Lourdes Capelassi

    instalou-se em nosso pais o crime organizado dos politicos, crimes esses que estão sendo desvendados pelo ministerio público, juizes federais, estaduais, policia federal. Vamos nos unir brasileiros e lutarmos contra essa barbariedade que estão fazendo com nossa nação. quem autorizou o TEMER a premiar a OI para não pagar suas dívidas?. Todo político citado em qualquer tipo de envolvimento, deveria, de imediato, ser afastado. O Temer deveria renunciar do cargo e aprovar a PEC das eleições diretas. Essa é a vontade do povo brasileiro.

    Curtir

  10. luiz s silvestre

    PQP para todos os politicos canalhas que votarem a favor dessa safadeza. Precisamos saber quem são e banir essas pragas para sempre. Melhor se pudessem ser enforcados em praça pública. Traidores, apátridas sem vergonha.

    Curtir

  11. Heitor Vianna

    Entre a cruz e a espada: Se é estatal, mordomias para empregados, fundos de pensão falidos, falcatruas de diretores, politicagem; se é privado, aportes governamentais.

    Curtir

  12. Nelson Marchetto

    E a maior beneficiada é a empresa do filho do lula? Acho que o temer está mesmo querendo que sua popularidade vá para o ralo, vamos rever logo essas bonécias pois no Brasil o que se dá nada volta em benefícios, já estamos calejados nessas situações!!!

    Curtir

  13. Sérgio Tricarico

    É um absurdo, nós temos o pior sistema de comunicação do mundo, telefonia e internet caras e totalmente ineficientes, vendem-nos pacotes de mega que são expirados em horas a preço de ouro, e ainda querem dar mais dinheiro a eles? É uma piada, deviam trocar o nome do brasil para “Circolândia”.

    Curtir

  14. Miguel Dias Gonçalves

    Depois de aprovaram PEC, agora é só comemorar

    Curtir

  15. Ainda bem que nenhum político levará nada por fora.. E eu sou o Elvis Presley !

    Curtir

  16. Francimar Satyro G Jr.

    Temer, E a Crise? Sobra pro povo, é?

    Curtir

  17. Freitas Luiz

    Meu Deus! Esfola se o povo, tira-lhe direitos, aumenta-lhe impostos, etc. Aí não querem o Lula de volta. E pra se revoltar. CRETINOS, BANDIDOS, SUJOS, PORCOS SÃO ESTES OS ADJETIVOS PARA DEFINIR ESTES POLITICOS SALAFRÁRIOS.

    Curtir

  18. Eduardo Madari

    Meu rabo e o rabo de milhões de compatriotas, está à disposição deste monumental pirú que se avizinha…glu, glu, glu!

    Curtir

  19. joao pereira de oliveira

    Pode ter certeza tem ladrões corruptos, levando o por fora e agente que paga a conta, precisamos reagir.

    Curtir

  20. ViP Berbigao

    Uai?! E o ajuste fiscal? Nem aprovou a Pec dos gastos e já estão fazendo planos com o dinheiro público? Brasileiro é otário mesmo.

    Curtir

  21. E a crise provocada pela roubalheira está aí dizimando a população e esse governo bandido esquerdista comunista corrupto achando pouco passa a doar dinheiro do contribuinte para enriquecer ainda mais as companhias telefônicas que tanto nos lesam com as contas que nos é cobrada…Quando esse nosso povo hipócrita acordar e tomar vergonha na cara e sair pras ruas aos milhares exigindo intervenção militar urgente e fechamento do congresso nacional esse país poderá mudar… INTERVENÇÃO MILITAR CONSTITUCIONAL URGENTE E FECHAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL…a única ferramenta capaz de se fazer uma faxina ampla geral e irrestrita nos três poderes corruptos infestados de bandidos se chama intervenção militar…o problema do Brasil de hoje é cirúrgico e a intervenção militar é o procedimento padrão com soldados, armas, algemas, prisão e “TRIBUNAL MILITAR”.

    Curtir

  22. SE JUSTIÇA REALMENTE FUNCIONASSE NO BRASIL JÁ TERIA FECHADO ESSE CONGRESSO!

    Curtir

  23. Italo Soares.

    Agora sou sem duvidas de novas eleições! Urgente…..se olhar só tem um candidato Jair Bolsonaro!

    Curtir

  24. Reinaldo Favoreto Júnior

    por isso a receita federal está cobrando novamente impostos antigos de todo mundo, pra testar quem guardou os comprovantes ou não

    Curtir

  25. Paulo Alberto

    Ainda que a Imprensa Livre deste país está sempre alerta para as ocorrências importantes, que na maioria das vezes se desenrolam na calada da noite… Mas, aí também cabe a nós, humilde povão, nos manifestarmos da forma legal e de direito que temos a nosso dispor, embora muitos não saibam. Enfim, penso que esse atual governo é mais do mesmo, sem tirar nem por… Quando será que veremos uma LUZ no FIM do TÚNEL ???????

    Curtir

  26. Claudio Stainer

    Quem vai querer devolução de sucata? Vamos privatizar de vez.

    Curtir

  27. Claudio Stainer

    Eu sou privatista até com doação.

    Curtir

  28. Haddammann Veron Sinn-Klyss

    A Oi dos “competentes” do LULLADRÃO. Leitor, vc conhece um corrupto ou os coleguinhas deles, a gente SABE onde moram e suas mordomias todas ROUBADAS de nós, a gente sabe onde cada ‘filhinho duma’ desse tá, bem ali na nossa cara, no ‘dominó’, nos ‘consêlhus di báirrus'(tudo gente-boa), a gente sabe quais fingem que fizeram e fazem alguma coisa, a gente vê as ‘correntes’ do benzão deles que fazem a nossa penúria, a gente sabe como eles ligam o celularzinho pra avisar até quando a gente tá na praia , os ‘protetores’ deles vêm rápido nos ferrar .. Então ..

    Curtir

  29. Vanessa Pereira

    Perai, carros, cabos, antenas, instalações, torres… tudo isso vira sucata em duas décadas. O que diabos o governo faria com sucata. Deixe de ser mau caráter e conte a estória toda, Veja!!!

    Curtir

  30. Simas o seu corretor

    Pior foi a compra da GVT pela VIVO; quando comprou a GVT a VIVO prometeu manter e melhorar a qualidade e os serviços. A qualidade piorou, quanto quanto aos serviços, a primeira coisa que fez foi terminar com o FREEDOM GVT, já reclamei para todos os órgãos possíveis e imagináveis e até agora nem respostas.

    Curtir

  31. Luiz Renato Fogagnolo

    Não sei se estou enganado, mas não caberia uma ação popular para bostar isso? Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular contra ato lesivo ao patrimônio público… vamos ajuizar milhares de ações desse tipo

    Curtir

  32. Celio Henrique

    Muito bom. Ainda tem gente que aceita essa PEC.
    Onde vamos parar?

    Curtir

  33. TEMER E ASSIM …..PARECIA QUE VINHA UMA BOMBA!…..sobrou um PUM MORAL.

    Curtir

  34. RAPAZZZZ…..

    Ė serio mesmo isso?

    Curtir

  35. MARIA SELMA DA SILVA Roch

    E ainda tem neguinho contrário a INTERVENÇÃO MILITAR! Somente eles, para colocar ordem neste bordel, que virou o Brasil ! INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!

    Curtir

  36. Alexandre Nogueira

    Quem será preso?

    Curtir

  37. Tudo como dantes no quartel de Abrantes!

    Curtir

  38. Jorge Dias da Silva

    NOVA EDIÇÃO DE 1964 URGENTE!.

    Curtir

  39. caravaggio31

    Cade os paneleiros?

    Curtir

  40. E a nossa aposentadoria como fica com esses vagabundos premiando a incompetência de teles não tão nacionais.

    Curtir

  41. Jefferson Weiller

    Estes larápios enganadores serão expurgados nas próximas eleições. Temos a obrigação de fazer uma limpa ou seremos escravizados além do que já somos.

    Curtir

  42. esse congresso faz algo que nao seja em beneficio de seus proprios membros?

    Curtir

  43. DJ Ranthom Toninho

    O que houve então não foi privatização e sim arrendamento! E agora vai ser um presente. E tem gente que ainda baba ovo do FHC, adorador da Dilmanta.

    Curtir

  44. Josemir Marinho

    O Brasil precisa sofrer uma guerra civil para chegar onde se deve chegar.

    Curtir

  45. Wagner Martins

    Foi por “isso” aí que os trouxas foram para as ruas pedindo o impeachment da senhora Dilma Roussef??? Arrependidos? O que estava ruim ainda vai piorar muito. Não se esqueçam que o governo quer que contribuamos por 49 anos para ter uma aposentadoria miserável. Deveriam ter ficado em casa, esperando o governo acabar para as novas eleições. O Temer(ário) vai deitar e rolar agora, porque ele nunca seria eleito presidente da república. Por vingança, vai destruir o povo brasileiro. Onde estão os ditos movimentos engajados, MBL, VEM PRA RUA, REVOLTADOS ONLINE, etc, que não buscam mobilizarem-se contra essa camorra? Ah, eles não fazem nada porque tem o PSDB apoiando o governo, e não querem “queimar” o partidozinho. CAMORRA, CAMORRA, CAMORRA.

    Curtir

  46. miqueias leal

    Canalhas!! Cambada de vagabundos que só representam os interesses das empresas. A única maneira de parar essa corrupção que não tem fim é o início de uma guerra civil em nosso Brasil.

    Curtir