Nova operação da PF mira governador da Bahia e dois ex-ministros

Ação derivada de delações da Acrônimo apura esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Hidra de Lerna, que investiga um esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia e de fraudes em licitações e contratos do Ministério das Cidades. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), é um dos investigados. A PF chegou a pedir autorização para fazer buscas em seu gabinete, mas o Ministério Público Federal não concordou com a ação. Além dele, os ex-ministros Márcio Fortes (Cidades) e Mário Negromonte (ex-ministro das Cidades e hoje conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia), são alvos de busca e apreensão. 

A operação cumpre ao todo dezesseis mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro. A empreiteira OAS, uma agência de publicidade e o diretório do PT na Bahia estão entre os alvos principais da ação de hoje.

Em razão do foro privilegiado dos investigados, os mandados foram deferidos pela ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PF cumpre mandados na Bahia, no Distrito Federal e Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:
Nova fase da Operação Acrônimo mira chefe da Casa Civil de MG
Sobrinho de Pimentel é alvo de nova fase da Operação Acrônimo

A operação é fruto de três delações da Operação Acrônimo, já homologadas pela Justiça, e tem como base dois novos inquéritos em tramitação no STJ. O nome da operação se refere à figura da mitologia grega que ao ter a cabeça cortada surgem duas no lugar.

Segundo a PF, a OAS teria contratado de maneira fictícia empresas do ramo de comunicação especializadas em campanhas políticas, entre elas a agência de publicidade Propeg, remunerando serviços prestados a partidos políticos e não à empreiteira.

Operação Hidra de Lerna cumpre mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro

PF faz buscas na empresa de publicidade Propeg (reprodução/Reprodução)

(Com Estadão Conteúdo) 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Criminosos mudando o “modus operandi”…

    Curtir

  2. Esquerdista bom, na democracia, é esquerdista derrotado.

    Curtir

  3. Em todos os lugares que essa quadrilha de ladrões estiver com político eleito, tem roubalheira, tem o crime organizado.

    Curtir

  4. Pelo amor de Deus, vamos acabar com esse maldito, imundo e profundamente desonesto foro privilegiado!

    Curtir

  5. Luiz Carlos de Siqueira

    Ô partidinho ordinário!!! PTralhas; Como dizia Cazuza: “sua P iscina está cheia de ra T os…”

    Curtir

  6. Pietro Muniz Giotto

    Só quem está salvo desta Lava Jato, são os políticos de bico comprido e plumagem colorida.

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    Quem esta a salvo mesmo são os apadrinhados do STF com foro privilegiado, STF petralha a proteger petralhas, e petralhas a defender criminosos!

    Curtir

  8. Tem que colocar em cana os donos da Propeg, desde os anos 70 vem sendo agraciada com contas do governo, desde o tempo de Antonio Carlos Magalhães, são bahianos corruptos, como a Agência do Duda Mendonça, lavando dinheiro do Mensalão e agora na Lava Jato.

    Curtir

  9. O #forodefendepolitico. Em que tipo de país vivemos onde as investigações aponta pra um governador e a ministra nega busca e apreensão em seu gabinete. Para min , os ministros do STJ estão lá com único propósito defender político grande envolvido em corrupção para que a democracia facista que eles tem não seja desmoralizada. Agora eu intendendo, por que está mais fácil um pobre entra no reúno dos céus, do que um rico. Por que ricos são desonesto e constrói sua riqueza encima de lama podre, e sempre vai ter ajuda de justiça facista para defender seus interesses.

    Curtir

  10. Jurandir marques

    PieTro, no seu nome está a sigla dos “aloprados, corruPTos, mensaleiros, sangue-sugas, PeTroleiros e mais infindáveis adjetivos e você PieTro, nega enchergar toda essa canalhice? Cala-te PieTro! Ficou sem as tetas dos PeTralhas? Vá trabalhar!

    Curtir

  11. Pietro Muniz Giotto

    Jurandir Marques você é tão infantil, que chega a dá pena. A verdade incomoda muito. O PSDB, sempre roubou, só que a mídia esconde, porquê é beneficiária direta da roubalheira tucana.

    Curtir