Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PF deflagra nova fase da Zelotes; Itaú e BankBoston são alvos

A Zelotes investiga suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), vinculado ao Ministério da Fazenda

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira nova fase da operação Zelotes tendo entre os alvos os bancos Itaú e BankBoston, de acordo com a emissora de TV GloboNews. Estão sendo cumpridos 34 mandados em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. A Zelotes investiga suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), vinculado ao Ministério da Fazenda, e o suposto pagamento de propina para a edição de medidas provisórias.

O Ministério Público, a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a primeira fase da Zelotes em março do ano passado. Assim como ocorreu na Lava-Jato, os investigadores colheram provas de que, apesar das seguidas operações policiais, os corruptos não pararam de praticar crimes.

Leia também
Corrupção: Zelotes denuncia dois em caso de R$ 25 bilhões
Operação Zelotes não intimidou corruptos do Carf, diz MP

O ponto de partida foram os indícios da influência conselheiro do Carf João Carlos de Figueiredo Neto sobre outros julgadores e da atuação dele em benefício de outras empresas. A força-tarefa suspeita também que conselheiros que trabalhavam diretamente com Figueiredo Neto também vendiam pareceres para empresas com ações no Carf.

A Procuradoria da República no Distrito Federal denunciou Figueiredo Neto à Justiça, preso em flagrante em julho quando cobrava propina de 1,5 milhão de reais de um advogado do Itaú no Shopping Iguatemi, em Brasília (DF). Figueiredo Neto era o relator do processo de fusão que resultou na criação do Itaú-Unibanco. O caso em questão envolve um crédito tributário de 25 bilhões de reais, em valores atualizados.

(Com agência Reuters)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carla Sonaria rita

    Verdade

    Curtir

  2. Luiz Carlos Bittencourt

    INACREDITÁVEL … um banco não estar satisfeito com um lucro gigantesco e ainda apelar à corrupção pra assaltar o país … tá explicado o apoio que dava aos corruptos

    Curtir

  3. Heitor Vianna

    Mexer com Itaú e em especial Bak of Boston, dos EUA, é algo um tanto “arriscado”. Afinal, quem manda nas Americas são os EUA. Se o Governo de um País desagrada, ele cai. Quem pode com os EUA e suas instituições ? Eles mandam os Marines e bombas !

    Curtir

  4. Napoleao Gomes

    No Brasil, banqueiro e político não sofre punição; o rapazinho do Pactual tá livre e fazendo o que sempre fez!!!

    Curtir

  5. waterloo figueiredo de assis

    Os presidente do banco central do Brasil é acionista e ex diretor do Itaú e o ministro da fazenda Henrique Meireles ex presidente do BankBoston

    Curtir