Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oito procuradores se candidatam para suceder Rodrigo Janot

O atual procurador-geral da República deixará o cargo em setembro. Caberá ao presidente Michel Temer escolher seu sucessor

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) recebeu, nesta quarta-feira, oito candidaturas para a eleição interna que vai definir o sucessor do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que deixará o cargo em 17 de setembro. A entidade formará uma lista tríplice, que será enviada à Presidência da República. Caberá ao presidente Michel Temer indicar o novo procurador-geral. O presidente não é obrigado legalmente a nomear os indicados na lista da ANPR.

Além dos já esperados subprocuradores Nicolao Dino (candidato de Janot), Carlos Frederico, Mario Bonsaglia, Ela Wiecko, Raquel Dodge e Sandra Cureau, apareceram para a disputa Franklin Rodrigues da Costa e Eitel Santiago. Internamente, procuradores consideram Bonsaglia, Dino, Ela e Raquel os concorrentes mais fortes. Janot, que foi escolhido para o posto pela primeira vez em 2013 e reconduzido em 2015, não se candidatou para disputar novo mandato.

A eleição interna da categoria deve acontecer na última semana de junho, segundo a ANPR. Após o envio da lista tríplice, que pode ou não ser considerada na decisão de Temer, o escolhido pelo presidente terá de passar por uma sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ser aprovado pelo plenário. Em seguida, a posse pode ser marcada pela Procuradoria-Geral da República.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ciro Lauschner

    Dino e Wiecko entram para livrar a cara do Lula e da Dilma e colocar o PT de volta. Os outros devem estar próximo disso.Depois que Janot desmoralizou esse órgão, dá a impressão que não tem mais ninguem sério ali.

    Curtir

  2. Tem que acabar com a sindicalização do Poder. É por isso que as instituições viraram corporações onde a missão é assaltar os cofres públicos com salários de marajás. Tem que acabar com essa farra. As escolhas desses dirigentes têm que ser feita fora da corporação e via uma seleção profissional.

    Curtir

  3. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Já vai tarde. Se for por falta de adeus…adeus.

    Curtir

  4. Agora eu entendi ele virar o país de pernas pro ar e depois deixar o tal Joesley fugir pros EUA, foi a última tentativa de devolver o favor pro PT.

    Curtir

  5. Fernando Gaspar

    Atenção presidente, tem que ser nomeado alguém que deixe a porta da cadeia aberta para os corruptos! Ok?!

    Curtir

  6. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Acorda Brasil! Toda essa farsa da delação da JBS foi pra acobertar o PT. Tamparam m…no ventilador e ganharam um cala boca da justiça.

    Curtir

  7. Ricardo Andreucci

    Janot nunca mais….

    Curtir

  8. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Depois de setembro, comece a correr e não pare nunca mais!…

    Curtir