O bote contra a Lava Jato está armado

Sinais emitidos por Brasília não dão margem a dúvida: se não houver vigilância rigorosa da sociedade, a operação poderá perder a guerra para os corruptos

Talvez pela proximidade do Carnaval, a piada recorrente em Brasília é que o governo de Michel Temer rasgou a fantasia. O chiste decorre da leitura mais óbvia dos últimos acontecimentos: tudo conspira, dentro e fora do governo, para sabotar ou pelo menos restringir o alcance da Lava Jato. Com o aval do Planalto, acusados de corrupção ocuparam postos-chave no Congresso – como Edison Lobão, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado -, assumindo o controle sobre a tramitação de qualquer projeto. Também uniram forças com o governo para dar apoio à indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal, vaga na qual terá papel de protagonista no julgamento da Lava Jato. Os sinais da cruzada pela impunidade estão no governo, no Congresso e no Supremo e até na Polícia Federal. A explicação é uma só: o silêncio das ruas, que faz com que movimentos de cerco à operação sintam-se mais à vontade. Tanto que o novo capítulo do abafa reúne próceres dos três poderes. O vale-tudo contra a operação, agora à luz do dia, conta ainda com ações sem estardalhaço, como o desmonte da força-tarefa da PF, com a remoção de personagens centrais, como o delegado Márcio Anselmo, que desvendou a relação do doleiro Alberto Youssef com a Petrobras, marco zero da Lava Jato, e irá para a corregedoria da PF no Espírito Santo.

Com reportagem de Robson Bonin e Marcela Mattos

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rosana Nunes

    É ainda fala que é uma revista séria e imparcial, mandei 5 comentários sobre vcs é esta revista covarde não publicou.

    Curtir

  2. Rosana Nunes

    País medíocre este, vcs não queriam o temer! O temer está aí com sua corja e sua casta.
    Parabéns imprensa, mídia, elite deste País, parabéns a ilustre veja, época, exame, IstoÉ, rede Globo maldita, Aécio Neves, congresso, trouxas e idiotas do povo que foram influenciados a derrubar uma presidente eleita e legítima, Dilma governava mal é verdade, mas era uma presidente eleita, agora todos vcs que pediram o temer, o temer está ai é junto veio o caos para o nosso Já sofrido País.
    Por que vai piorar ainda mais com este governo, em breve vão melar e calar a lava jato, os trabalhadores estão perdendo os seus direitos adquiridos, o inss vai ferrar os trabalhadores, mais uma vez quem paga a conta somos nós o povo. Esta pec da previdência vai lascar de uma vez os trabalhadores, do jeito que vai o brasileiro ao nascer ja tem que pagar inss se nao pagar o inss bebé não consegue se aposentar.
    Foi vcs que pediram este caos, agora aguentem e engulam este veneno criado por vcs por que até encerrar este governo vai vir chumbo grosso pra todos nós, É porque os empresários estão choramingando também vcs pediram o temer lembra srs empresários, Srs predadores da sociedade, vcs são uns abutres, ignoram o social, não inventem no bem estar da sociedade, e falam ainda que pagam impostos, quem paga impostos somos nós o povo.
    Mais vez parabéns mídia, elite, imprensa, povo idiotas, congresso corrupto, vcs pediram o temer e o temer está ai,
    Agora vcs elite, midiam, imprensa, boa parcela do povo corram, se esforcem e consentem a cagada que vcs fizeram, de colocar o temer e este partido PMDB Kara nós governar.
    É pode acreditar até terminar este mandato vira chumbo e caos, fome, desemprego, corrupção, anarquia, injustiça,
    E os caciques temer, caciques do Senado, da Câmara, e um STF que faz acordos para salvar bandidos.
    PARABÉNS AO JUIZ SÉRGIO MORO, PELA OMBRIDADE, ÉTICA, HONESTIDADE, IMPARCIALIDADE, E ACIMA DE TUDO PELA CORAGEM DE UM VERDADEIRO CIDADÃO BRASILEIRO.

    Curtir

  3. Theodoro Ottomar Bach

    Se o povo ficar calado agora o barco da lava jato vai afundar, vamos todos para a rua mostrar que é nós o povo que manda , o PODER EMANA DO POVO E PARA ELE DEVE SER EXECIDO, vamos a luta não vamos calar, chega de tanto deboche da nossa cara, da nojo de ver esses nossos governantes bandidos ditando as normas.

    Curtir