Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MST invade a fazenda do banqueiro Daniel Dantas

Cerca de 1.000 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram nesta sexta-feira a fazenda Maria Bonita, do banqueiro Daniel Dantas, no Pará. O terreno fica em Eldorado dos Carajás, no sul do estado.

Segundo o MST, a ocupação é um protesto contra a compra da área pela Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, pertencente ao Grupo Opportunity, de Dantas. O integrantes do movimento defendem que a área não poderia ser vendida, já que é uma terra pública e deveria ser utilizada para reforma agrária.

Os invasores começaram a armar as barracas na área e disseram que não pretendem sair. Um gerente da fazenda chegou a chamar a Polícia Militar, que alegou que não podia fazer nada, pois seria necessária a ação de reintegração de posse.

Daniel Dantas foi preso por duas vezes há quinze dias pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Em seguida, foi solto por habeas corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Dantas é investigado por tentativa de suborno e prática de crimes financeiros.