MPF-CE pede anulação de mais uma pergunta do Enem

Por Carmen Pompeu

Fortaleza – O procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), apresentou hoje requerimento à Justiça Federal para anulação de uma nova questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a questão que, no caderno amarelo, tem a numeração 25. Se o novo pedido do MPF-CE for atendido, o número total de questões anuladas subirá para 14.

Costa Filho também pediu a inclusão do Colégio Christus, na capital cearense, e da União como réus da ação, atendendo intimação da Justiça Federal. Apenas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) era citado no processo.

Na segunda-feira, 31, a Justiça Federal determinou o cancelamento de 13 questões do Enem que eram idênticas a questões aplicadas no simulado do Colégio Christus. A decisão judicial atendeu pedido feito pelo procurador por meio de ação civil pública. A questão 25, que está sendo questionada agora por Oscar Filho, tem conteúdo semelhante ao item 11 de Ciências Humanas do simulado da escola. “A análise comparativa das referidas questões caracteriza uma relação de igualdade entre ambas, especialmente à luz da coincidência da opção tida como correta, inserta na alínea ‘b’ do caderno oficial de prova”, avalia o procurador.